Livros apoiados pela FAPEMA são lançados na Biblioteca Benedito Leite

Livros apoiados pela FAPEMA são lançados na Biblioteca Benedito Leite
maio 26 12:55 2014

DSC 4233Na última sexta-feira (23), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e da Biblioteca Pública Benedito Leite, realizou a VII Edição do Lançamento Coletivo de Obras Maranhenses. Dentre os 15 títulos lançados, 11 foram indicados pela Biblioteca e 4 pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Durante o lançamento, a diretora científica da FAPEMA, Claudia Coelho, que no ato representou a presidente da Fundação, Rosane Guerra, enfatizou os esforços da Instituição em fomentar as publicações no Maranhão.

“Por meio do edital APUB, incentivamos a divulgação técnico-científica, em especial aquelas de natureza inédita, como forma de difundir conhecimentos, técnicas ou tecnologias que sejam relevantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado”, explicou Claudia Coelho, adiantando que ainda este ano mais uma edição deste edital será aberta.

Zafira Almeida foi uma das autoras apoiadas pela FAPEMA que participou do lançamento. Ela comemorou o incentivo dado pela Fundação às publicações dos trabalhos dos pesquisadores maranhenses.

“Com esse edital de apoio a publicações, a FAPEMA tem oportunizado inclusive que muitos alunos de graduação tenham sua primeira autoria ao lado de mestres e doutores. Antes, conseguir a publicação de um livro era uma realidade muito distante, mas agora a Fundação tem dado muito apoio tanto nas pesquisas quanto na divulgação de seus resultados. Este, por exemplo, já é meu terceiro livro apoiado pela FAPEMA”, contou.

O evento, que ocorreu no Salão de Referência da Biblioteca Pública na Praça Deodoro e fez parte das comemorações dos 183 anos do órgão, teve como objetivo promover o livro e a leitura, apoiar os escritores e fortalecer o acervo de obras maranhenses. “Este evento já faz parte do calendário cultural de São Luís, ajudando a fortalecer e ampliar a cadeia produtiva do livro e da leitura no Maranhão”, disse Rosa Maria Ferreira Lima, diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite.

OBRAS – Os livros lançados apoiados pela FAPEMA foram: “Os Recursos pesqueiros da costa maranhense: bioecologia, pesca e biomonitoramento”, de Zafira da Silva de Almeida e Andreia de Lourdes Ribeiro; “Alternativas para o ensino de química na educação básica”, de Adeilton Pereira Maciel e Joacy Batista de Lima; “Historiografia maranhense: dez ensaios sobre historiadores e seus tempos”, de Marcelo Cheche Galves e João Batista Bitencourt; e “Experiência e conhecimento em teatro”, de Arão Nogueira Paranaguá de Santana.

  Categorias: