Livros publicados com apoio da FAPEMA participam de Lançamento Coletivo promovido pela Biblioteca Pública

Livros publicados com apoio da FAPEMA participam de Lançamento Coletivo promovido pela Biblioteca Pública
junho 09 20:25 2013

Foto 4 Lançamento de Obras foto Antônio Martins edit

Com o objetivo de promover o livro e a leitura, o governo do Estado por meio da Secretária de Estado da Cultura, realizou na noite da última sexta-feira (7), na Biblioteca Pública Benedito Leite a VI Edição de Lançamento Coletivo de Obras Maranhenses. Ao todo, 20 autores participaram do evento para expor suas obras em uma noite de autógrafos. O evento integra programação de inauguração da biblioteca que aconteceu no mês passado. Seis dos livros lançados foram publicados com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). A secretária da Cultura, Olga Simão, a diretora da Biblioteca Benedito Leite, Rosa Maria Ferreira, e a diretora presidente da FAPEMA, Rosane Guerra participaram do evento.

A iniciativa visou ainda atrair novos leitores e fortalecer o depósito legal de obras maranhenses na Biblioteca. “Essa ação é resultado do fomento e incentivo à literatura realizados pelo Governo do Estado. A Biblioteca Benedito Leite, segunda mais antiga do Brasil, tem a valorização das obras locais como um de seus pontos fortes”, afirmou a Secretária de Estado da Cultura, Olga Simão.

Os livros lançados pertencem a diversas áreas do conhecimento, como história, direito, arquitetura, poesia e, até, quadrinhos. “É um momento de grande emoção porque podemos voltar a reunir os escritores dentro da biblioteca, agora renovada. Para nós, é muito gratificante saber que as obras lançadas aqui hoje são fruto de pesquisas realizadas no acervo deste órgão”, disse Rosa Maria Ferreira Lima, diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite.

Para os autores, o momento foi muito importante para dar visibilidade ao que vem sendo publicado no Maranhão. “Este lançamento é uma oportunidade importante de reunir pessoas que publicaram sobre diversas temáticas. É um grande painel do que vem sendo produzido em nosso estado”, argumentou Marcelo Cheche, autor dos livros “Maranhão: Ensaios de Biografia & História” e “O Epaminondas Americano: trajetórias de um advogado português na província do Maranhão”, em parceria com Yuri Costa.

Dos 20 livros, 14 foram indicados pela Biblioteca e seis FAPEMA. Desde 2009, a FAPEMA apoia, por meio do Edital de Apoio à Publicação (APUB), a publicação de revistas, livros, coletâneas, catálogos e editoração eletrônica técnico-científicas, em todas as áreas do conhecimento. “O edital de Apoio à Publicação, vinculado ao Programa de Divulgação Científica, já apoiou mais de 60 publicações produzidas por pesquisadores do Maranhão. Agora, estamos aproveitando esse novo momento da Biblioteca Benedito Leite para trazer os livros lançados esse ano com o apoio da Fundação”, explicou a diretora-presidente da FAPEMA, Rosane Guerra.

“Os dois livros que estamos lançando hoje só foram viáveis graças à ajuda da FAPEMA. Além do apoio financeiro, a Fundação contribui muito com o incentivo à pesquisa, que possibilita o desenvolvimento contínuo da ciência no Maranhão”, completou Yuri Costa, parceiro de Cheche nas publicações.
O lançamento coletivo recebeu muitos elogios. O presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, por exemplo, disse que a iniciativa precisava ser copiada por outras instituições. “Um evento desta natureza nos inspira a fazer ações semelhantes. Gostaria de anunciar que nós, da Academia, vamos tentar reunir os escritores da nossa terra, que precisam ser reverenciados”, confessou.

  Categorias: