Livros publicados com apoio da FAPEMA são lançados em São Luís

Livros publicados com apoio da FAPEMA são lançados em São Luís
junho 03 21:18 2011

Capa_Epaminondas_divulgaoCAPA_Maranho_divulgaoSerão lançadas, na próxima quinta-feira (09), duas publicações de pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) que receberam incentivo da FAPEMA, por meio do edital de Apoio a Publicação – APUB. O lançamento dos livros Maranhão: ensaios de biografia e história e O Epaminondas Americano: trajetórias de um advogado português na província do Maranhão, de autoria de Marcelo Cheche Galves e Yuri Michael Costa, acontecerá no Teatro Alcione Nazareth, a partir das 19h30.

A primeira obra reúne 20 artigos e tem o propósito de difundir as pesquisas que, a partir de um viés biográfico, vêm contribuindo para um maior conhecimento de trajetórias de vidas passadas parcial ou integralmente no Maranhão, bem como dos meios em que os personagens trabalhados pelos autores se movimentaram e a forma como influenciaram seus respectivos contextos históricos.

O Epaminondas Americano é uma narrativa que tem como fio condutor a vida de Manoel Paixão dos Santos Zacheo, advogado português radicado no Maranhão, que teve destaque na vida política provincial, especialmente entre a Revolução do Porto e a Independência, ao publicar pelo menos sete folhetos, a maioria sob o heterônimo de O Epaminondas Americano, e ficar reconhecido pela prática de “jamais mentir”.

O APUB é um programa que visa difundir, por meio de apoio financeiro, a publicação científica e tecnológica de revistas, livros, catálogos e editoração eletrônica técnico-científicas, conhecimentos, técnicas ou tecnologias de relevância para o desenvolvimento científico-cultural do Maranhão. O APUB está aberto na página da FAPEMA até o dia 15 de julho.

  Categorias: