Maranhão, Goiás e Pará divulgam programação e novidades para SNCT 2009

Maranhão, Goiás e Pará divulgam programação e novidades para SNCT 2009
outubro 16 12:21 2009

A internet será a principal ferramenta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão. O evento será transmitido ao vivo pela rede mundial de computadores. O estúdio da TV interativa C&T TV será montado na Praça Nauro Machado, em Praia Grande , onde as atividades estarão concentradas.snct

Com apenas uma televisão, ou um telão com projetor, e um computador ligado a uma internet com boa velocidade, será possível receber toda a programação da C&T TV. A proposta é que a estrutura seja montada em um ambiente acessível aos moradores dos municípios.

Para a coordenadora de Comunicação da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Maranhão, Sirlan Sousa, a idéia é mostrar os trabalhos feitos em tempo real. “Nós vamos levar ao público que esteja ou não participando da feira as informações sobre o que vem sendo realizado em ciência, tecnologia e inovação no Maranhão”, afirmou.

A TV apresentará diariamente duas edições do programa da SNCT 2009 – às 10h e às 16h . A programação da C&T TC estará no ar a partir de segunda-feira (19) no site www.sectec.ma.gov.br.

Goiás

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Goiás será marcada pela inauguração de um centro de referência para rastreamento de câncer de mama, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e Governo de Goiás. O centro vai funcionar no Departamento de Mastologia do Hospital das Clínicas.

O estado fez parcerias com a Universidade Católica de Goiás (UCG), o Instituto Federal Goiano (IFG) e as prefeituras de Anápolis e Rio Verde. Um planetário será montado na Área IV da UCG. Além disso, será oferecido um mini-curso de previsões meteorológicas voltado para aviação civil, já que a universidade oferece curso de Ciências Aeronáuticas.

Para estimular a população a participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um relógio de sol será montado na Praça Cívica de Goiânia. O local foi escolhido porque milhares de pessoas passam pelo local diariamente.

Um planetário móvel vai até os municípios de Urutaí, Rio Verde, Morrinhos, Ceres, Anápolis e Abadia de Goiás.  Três mil alunos devem visitar o equipamento que simula o céu.

Pará

No Pará as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia já começaram. Desde maio, dezenas de escolas públicas dos municípios de Belém, Bragança, Castanhal e Marabá receberam a Mostra Júlio Cezar de Ciência e Cultura.

A Mostra Júlio Cezar de Ciência e Cultura é organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect). Ela divulga aos alunos e professores do ensino fundamental e médio temas relacionados à produção científica e tecnológica com uma linguagem mais simples. A atividade é uma das maneiras para estimular os estudantes a participar da Semana Nacional de C&T, que acontece no Hangar Centro de Convenções da Amazônia de 19 a 25 de outubro.

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o destaque será a II Feira Estadual de C&T. Sessenta e oito instituições vão participar da feira. Haverá exposições, oficinas, palestras e mini-cursos. A expectativa é a de que 20 mil pessoas participem das atividades.

  Categorias: