Maranhão na Olimpíada Brasileira de Matemática

Maranhão na Olimpíada Brasileira de Matemática
julho 15 12:28 2011

obmep2011Na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep -2010), o Maranhão garantiu duas medalhas de ouro, duas de prata e 20 de bronze. Os medalhistas maranhenses elevaram o nome do estado na competição nacional. Só nessa última edição participaram da primeira fase mais de 19 milhões de estudantes em todo país, classificando-se 863 mil alunos para segunda fase, dentre os quais 27.987 foram do Maranhão. No entanto, espera-se que neste ano esse número seja ainda melhor em medalhas de ouro.

Os medalhistas de ouro do estado foram: Felipe Penha Alves, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA- Campus São Luís), e Gustavo Aldama Mourão Soares Pereira, da Unidade Escolar Palmeirinha (Pedreiras). Esse último foi vencedor do Nível 1, para estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e o outro premiado foi do Nível 3, estudantes do Ensino Médio. No Nível 2, que são estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, foi conquistada a medalha de prata. Já entre os premiados com medalhas de bronze houve vencedor em cada Nível.

A Obmep premia alunos, professores, escolas e secretarias de educação. E neste ano, a 7ª Obmep premiará 500 alunos com medalhas de ouro, 900 com medalhas de prata e 1.800 com medalhas de bronze. Além disso, serão concedidos Certificados de Menção Honrosa a até 30 mil alunos. Também serão premiados 127 professores dentre os que obtiverem o maior número de pontos, conforme o regulamento. O prêmio será um computador portátil com programas relacionados ao ensino da matemática.

Também serão premiadas 81 escolas. Os prêmios concedidos vão ser um computador portátil com programas relacionados ao ensino da matemática, e kit de projeção móvel (datashow e tela), às escolas municipais ou estaduais, selecionadas a partir dos critérios estabelecidos no regulamento da Obmep.

Para finalizar a premiação da Obmep 2011, serão concedidos troféus às secretarias municipais e estaduais que obtiverem maior pontuação em suas respectivas UFs e regiões, totalizando 52 secretarias municipais e 5 estaduais, conforme previsto em regulamento.

A 7ª Obmep, que encerrou suas inscrições no dia 03 de junho, terá sua primeira fase das provas no dia 16 de agosto: aplicação da prova objetiva, com 20 questões, em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das próprias escolas, a partir das instruções e gabaritos elaborados pela Obmep. A segunda fase acontece no dia 22 de outubro. Nela haverá aplicação da prova discursiva (com 6 a 8 questões) em centros de aplicação indicados pela Obmep. Participam dessa fase apenas 5% dos alunos de cada escola, em cada nível, com melhor pontuação na primeira fase. A lista dos premiados será divulgada no dia 15 de dezembro.

Obmep

A organização da Obmep incentiva as escolas a inscreverem todos os seus alunos na 1ª fase. A Olimpíada teve sua primeira edição em 2005 e vem desde então crescendo a cada ano. O objetivo principal da Olimpíada,  realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa/MCT) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT),  é propiciar a criação de um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.

Informações sobre a Obmep 2011 www.obmep.org.br

  Categorias: