Maranhão participa de Conferência Regional de Ciência e Tecnologia

Maranhão participa de Conferência Regional de Ciência e Tecnologia
abril 14 12:26 2010

imgEmbarca nesta quarta-feira (14) para Maceió, a comitiva maranhense que representará o estado na Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento, que acontece quinta (15) e sexta-feira (16), é o segundo momento das discussões que levarão à Conferência Nacional, no próximo mês, as propostas do Nordeste que serão integradas na nova Política Nacional de Ciência e Tecnologia.

O Maranhão será representado no evento por profissionais da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (Sectec), da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapema), Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Centro de Capacitação Tecnológica (Cetecma), Instituto Federal de Educação (IFMA), além de representantes da sociedade civil organizada.

Quatro temas serão discutidos pelo evento, dando sequência ao que foi trabalhado nas conferências estaduais: Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Inovação na Sociedade e nas Empresas; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas; e Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social.

Na ocasião, a diretora-presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra, é uma das convidadas para palestrar, no dia 16, sobre “Internacionalização da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Nordeste”, ao lado da professora da Universidade Federal de Alagoas, Marilia Oliveira Fonseca Goulart.

Preparação

Durante cerca de dois meses, especialistas de 10 regiões do Maranhão se reuniram para apontar quais as principais prioridades para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no estado, a partir da observação das necessidades de cada região. Além das reuniões aconteceram oficinas e workshops específicos para a formatação dessas propostas que foram consolidadas nos dias 29 e 30 de março, durante a I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada em São Luís. Cerca de 250 participantes se reuniram nesses dois dias e contribuíram diretamente na criação do documento do Maranhão que servirá como base na Conferência Regional.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia em exercício, Lauro Assunção, foi muito importante a participação da sociedade durante a discussão dos temas. Para ele, as propostas que serão defendidas foram criadas a partir do conhecimento fiel da realidade de cada região. “O Maranhão está levando propostas viáveis. Isso que é importante para o nosso estado”, afirmou Assunção.

  Categorias: