Maranhão promove evento alusivo ao cinquentenário da relação Brasil-China

Atividade contará com palestra de professora chinesa e reuniões com Fapema e Uema

Maranhão promove evento alusivo ao cinquentenário da relação Brasil-China
maio 15 10:54 2024

O Governo do Maranhão promove na quinta-feira (16), a partir das 9 horas, atividade na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em São Luís, em alusão aos 50 anos de parceria Brasil-China.

A palestra “Horizontes acadêmicos e culturais do intercâmbio Brasil-China” será proferida pela professora Ana Qiao [Qiao Jianzhen], no auditório da UEMAnet. Ela atua no Departamento de Português da Universidade Normal de Hebei (河北师范大学), instituição pública localizada na cidade chinesa de Shijiazhuang, além de exercer o cargo de diretora chinesa do Confucius Classroom na Universidade Federal Fluminense (UFF).

O evento é uma iniciativa do Curso de Filosofia da UEMA, com organização do Núcleo de Estudos Avançados em Filosofia (NEAFILOS), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA)

Podem participar estudantes, professores, técnicos, toda a comunidade acadêmica e demais interessados na cultura chinesa e que desejam se aproximar ou se aprofundar nalgum aspecto da cultura chinesa.

Além da palestra a ser proferida no auditório da UEMAnet, a professora Ana Qiao participará de reuniões com o presidente da FAPEMA Nordman Vall, com o reitor da UEMA, Walter Canales, com dirigentes da Superintendência de Relações Internacionais da UEMA, além de outras autoridades acadêmicas.

Ana Qiao conta com ampla experiência na área de ensino de línguas e tradução, com ênfase em Chinês, Português, Espanhol e Inglês, além de formação acadêmica que abrange a Universidade de Macau, Universidade de Coimbra e Universidade de Estudos Estrangeiros de Beijing, dentre outras.

A atividade com a professora Ana Qiao é a primeira realizada presencialmente, em parceria com a FAPEMA. Em janeiro deste ano, ela participou de encontro com a comunidade da UEMA, na modalidade remota, quando abordou a Filosofia Chinesa.

Esperamos estreitar ainda mais os laços com a China e sua cultura”, pontuou o coordenador do NEAFILOS e membro do Comitê Científico da UEMA, professor Francisco Valdério. “A Superintendência de Relações Internacionais da UEMA já desenvolve um excelente trabalho nas relações com a cultura chinesa, ao manter um curso regular de Mandarim”, prosseguiu. O curso é ministrado por duas professoras chinesas residentes em São Luís e vinculadas ao Instituto Confúcio.

O departamento de Filosofia da UEMA é coordenado pela professora Leila Amun e o curso de Filosofia da instituição é dirigido pelo professor Luís Magno Veras Oliveira.