Maranhão sediará Fórum Nacional do CONFAP

Maranhão sediará Fórum Nacional do CONFAP
julho 19 20:22 2016

confap.siteNos dias 18 e 19 de agosto o Maranhão sediará o Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP. Todas as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – FAPs do Brasil foram convidadas a participar do evento. Para o Professor Alex Oliveira, diretor presidente da Fapema, o Fórum Nacional do CONFAP servirá como oportunidade para que as FAPs dialoguem entre si, possam estabelecer estratégias de política nacional entre elas, o Governo Federal, outros agentes nacionais, como empresas, e agentes internacionais de fomento à pesquisa e desenvolvimento científico.

O professor Alex Oliveira acredita que o Fórum deste ano será marcado por três pontos importantes. “O primeiro é a articulação com grandes empresas nacionais que atuam no Maranhão, como a Vale, a Parnaíba Gás Natural, a Petrobrás, a Eletronorte e a ALUMAR; vamos conhecer também experiências exitosas de cinco FAPs; e exemplos de fomento à pesquisa e desenvolvimento científico promovido por Ministérios, em parcerias intergovernamentais”, afirmou.

A abertura do evento acontecerá no dia 18 de agosto, às 9h, no Teatro Arthur Azevedo. A Casa do Maranhão também servirá de cenários para o Fórum.

Veja a programação preliminar:

FÓRUM NACIONAL
CONSELHO NACIONAL DAS FUNDAÇÕES ESTADUAIS DE AMPARO À PESQUISA

DATA: 18/08/2016 (quinta-feira)

Teatro Arthur Azevedo – R. do Sol, s/n – Centro

09h – Abertura do Fórum Nacional

11h30 – Mesa Redonda: Temas Estratégicos para a Pesquisa, a Ciência e a Inovação no Brasil – Coordenação Alex Oliveira de Souza

Casa do Maranhão – Rua do Trapiche, s/n – Praia Grande

15h – Mesa Redonda “Fomento à Pesquisa no Brasil”: CNPq, FINEP e CAPES
Mediador – Presidente do Confap

17h – Experiências exitosas das FAPs

19h – Jantar de Confraternização

DATA: 19/08/2016 (sexta-feira)

9h – Experiências de Pesquisas financiadas pelo Governo Federal (Apresentação de iniciativas de fomento à Pesquisa realizadas por Ministérios, em parcerias intergovernamentais)

10h30 – Investimentos em CT&I (Vale, Parnaíba Gás Natural, Petrobrás, Eletronorte e ALUMAR)

14h – Agenda internacional

16h – Agenda CONFAP

18h – Mesa de encerramento

icon Download da Programação CONFAP

  Categorias: