MCT assina acordo que cria a primeira Central de Libras do Brasil

MCT assina acordo que cria a primeira Central de Libras do Brasil
outubro 02 11:22 2009

Os deficientes auditivos do Distrito Federal vão ganhar a primeira Central de Libras do Brasil. O projeto ajudará a pessoa a se comunicar com ouvintes dos setores público e privado. O termo de criação da Central de Libras foi assinado ontem (01) pelo chefe de gabinete do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Alexandre Navarro, pelo secretário de Inclusão Social do MCT, Joe Valle, e pelo presidente do Instituto Cultural, Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência do Brasil (Icep), Sueide Miranda.central_libras_brasil

O trabalho da Central de Libras será agendar o serviço de intérprete. O deficiente auditivo e seu acompanhante poderão solicitar o serviço via e-mail, mensagem de celular ou ligação comum. A central deve começar a funcionar em novembro e a expectativa é fazer cerca de 180 atendimentos por mês. Os números para agendar o serviço ainda não foram definidos.

Segundo Navarro, esse é um pequeno passo para a inclusão social dos deficientes auditivos. “A principal forma de comunicação de um deficiente auditivo é a Libra. A Central vai garantir que todos tenham acesso à informação em diversos locais, como delegacias, hospitais, shoppings e universidades”, destacou.

O MCT vai investir R$ 350 mil nas obras da Central de Libras. O serviço será executado gratuitamente por um ano, depois será cobrada uma taxa simbólica para manutenção da Central. O secretário Joe Valle, diz que a política pública é também uma ferramenta de inclusão profissional. “Essas pessoas, muitas vezes, não entram no mercado de trabalho porque não têm como se comunicar. Com o auxílio do intérprete elas terão igualdade na disputa por um emprego”, disse

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5,7 milhões de brasileiros são deficientes auditivos. O Instituto Cultural, Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência do Brasil será o responsável por implementar o programa. Segundo o presidente do Icep, Sueide Miranda, não adianta ter rampas de acessibilidade, material em braile se não há um intérprete. “Inclusão social tem que ser completa. Os deficientes auditivos vivem hoje um novo momento.”

Ты знаешь "Скачать нэнси дрю проклятие старого замка игру"Люка, но и я тоже знаю.

Вот какие мысли "Игры кряк бряк"иногда приходят в голову "Скачать игру большая гонка"в критический момент!

Это Эвмениды, мои "Скачать бесплатно скайп для виндовс хр"старые знакомые!

Ты не имеешь никакого права "Скачать скачать фильм кортик"вмешиваться в Эксперимент!

Разумеется, уран не имел ничего общего ни "Скачать игру русалочка свадьба"с какими зубами.

Отпадала "Заработала повелители механизмов скачать"всякая нужда перетаскивать коробки с пробирками и чашками Петри "Скачать квип мобайл"от одного агрегата к другому "Песни скачать с дома 2"и тратить время на составление "Кавказский песни скачать"описей, биркование и регулярные проверки.

  Categorias: