MCT lança o Mapa de Ações Sociais

MCT lança o Mapa de Ações Sociais
setembro 15 13:21 2009

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), sempre preocupado com a transparência de suas ações, lança mais uma ferramenta de consulta pública. Trata-se do Mapa de Ações Sociais, que objetiva dar maior limpidez na utilização de seus investimentos e recursos no âmbito de Ciência, Tecnologia e Inovação (mapa_acoes_sociais_originalC,T&I) para o desenvolvimento social.

As ações estão divididas em 16 áreas temáticas, fornecidas pela Secretaria de C&T para a Inclusão Social (Secis/MCT), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), no período de 2003 a 2008. Além disso, informa o número de ações dentro do Programa do Governo Federal, “Territórios da Cidadania”. Este Programa foi criado em 2008 com a participação de 60 territórios rurais do País. Este ano, o número de territórios passou para 120. O investimento será de R$ 23,5 bilhões em 180 ações, envolvendo 22 ministérios do governo Federal.

Para o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, “o mapa de ações sociais do ministério é de fato um instrumento de transparência das ações desta Pasta no conjunto de políticas voltadas para a inclusão social, sobretudo, no que se refere à difusão da ciência e o acesso ao conhecimento e à tecnologia. Mais que prestar contas, estes conteúdos disponibilizados, especificam a execução dos programas e ações, consolidando os compromissos do Plano de Ação: Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional (PACTI 2007-2010)”.

O Mapa é focado na prioridade 4 do Plano de Ação do ministério, que visa promover a popularização e o aperfeiçoamento do ensino de ciências nas escolas, bem como a difusão de tecnologias para a inclusão e o desenvolvimento social.

Veja o Mapa de Ações Sociais aqui. Recomenda-se a utilização do browser Mozilla Firefox para uma melhor visualização.

  Categorias: