Mostrar menu
Institucional
Instituição (Valores e Deveres)
Gestão
Galeria de Presidentes
Diretoria
Legislação (Estatuto e Regimento)
Identidade Visual
Fomento
Mais Inovação
Mais Qualificação
Mais Ciência
Popularização da Ciência
Modalidades e Valores de Bolsa
Editais
Portarias
Resoluções
Resoluções REVOGADAS
Sistemas
Patronage
Eventos
Autenticar Documento
Orientações
Execução e Prestação de Contas
Modelos e Documentos
Quadro de Diárias
Vídeos Tutoriais
Comunicação
Notícias
Galeria de Fotos
Núcleo de Difusão Científica
Fapema Responde
Transparência
Prêmio – Resultados POPVIDEO
Plano de Trabalho
Planejamento Estratégico
Relatórios de Gestão
Convênios
Acordos
Relação de Bolsistas
Relação de Consultores
Licitações
Em Aberto
Encerrados
Resultados
Fale Conosco
Agendamento Online
Patronage
Editais
Licitações
SECTI
Governo do Maranhão
Ouvidoria
Médico ganha Prêmio Fapema 2012 com pesquisa sobre prematuridade e mortalidade infantil
novembro 12
13:15
2012
por Ivanildo Santos
Pesquisa sobre fatores de risco que podem causar prematuridade é uma das ganhadoras do Prêmio Fapema 2012, na categoria pesquisador Sênior. A pesquisa é do médico mestre e doutor em Medicina Preventiva e pós-doutorado em Epidemiologia Perinatal, Antônio Augusto Moura da Silva. Para a realização do trabalho intitulado “Violência Doméstica, Uso de Drogas e Cesáreas: Fatores Humanos associados ao Nascimento Pré-termo em São Luís”, o professor contou com a participação de 1.44 gestantes da 22ª à 25ª semana de idade gestacional.
Em 1997 o médico realizou um estudo onde comparou as estimativas das taxas de baixo peso ao nascer, prematuridade e mortalidade infantil na cidade de São Luís. Quinze anos depois, ele repete a pesquisa, só que, desta vez, por meio de estudos mais abrangentes, dispondo de mais recursos e utilizando questionários e exames específicos.
A idéia da nova pesquisa é identificar a prematuridade como a principal causa da mortalidade no período perinatal, bem como associá-la a novos fatores de risco como componentes de três cadeias de causalidade para o nascimento pré-termo: a neuroendócrina (estresse, gerado por experiência de discriminação racial, violência domestica e falta de suporte social, e uso de drogas); imuno-inflamatória (infecções maternas); e a intervenção médica (o abuso da utilização de cesarianas que pode levar o bebê à prematuridade).
“Os fatores de risco clássicos são responsáveis por apenas um terço dos nascimentos pré-termos. Nenhuma intervenção atual tem produzido impacto apreciável na redução destes nascimentos. Há necessidade de se explorar novas hipóteses e mecanismos de casualidade para a detecção de novos fatores de riscos e estratégicas de intervenção mais efetiva”, explica Antônio Augusto.
Prêmio -O Prêmio Fapema é uma iniciativa do governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Este ano foram aprovadas 23 propostas totalizando 39 premiados, incluindo os orientadores. Os ganhadores receberam premiação que variam de R$ 1.800,00 a R$ 8 mil, dependendo da categoria. A solenidade de entrega dos troféus está marcada para o dia 23 de novembro, às 19h, no Hotel Luzeiros.
Destinado a alunos, pesquisadores, inventores e empresários, o Prêmio Fapema chega em 2012 à sua oitava edição consolidando-se como uma importante premiação cientifica. O Prêmio tem como objetivo reconhecer o talento dos pesquisadores locais, estimular a divulgação científica e tecnológica do Maranhão, e premiar iniciativas empresariais ou pessoais que contribuam para preservação do conhecimento, com impactos e resultados para sociedade.
“O Prêmio é uma forma de fazer com que a produção científica não fique restrita apenas ao meio acadêmico e chegue ao conhecimento da população” destacou o presidente da FAPEMA, Antônio Luiz Amaral Pereira. Neste ano o tema do prêmio é “Ciência, Tecnologia e Cultura para o desenvolvimento sustentável do Maranhão”.
A escolha das propostas vencedoras foi realizada por uma comissão formada por oito avaliadores vindos de Universidades do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil. Para o médico Antônio Augusto Moura, o prêmio, além do reconhecimento, trouxe a possibilidade de contribuir com a sociedade. “Estou muito feliz e satisfeito com essa premiação”, disse.
2017airjordan01a
2017airjordan01b
2017airjordan01c
2017airjordan01d
2017airjordan01e
2017airjordan01f
2017airjordan01g
2017airjordan01h
2017airjordan01i
2017airjordan01j
2017airjordan01k
2017airjordan01l
2017airjordan01m
2017airjordan01n
2017airjordan01o
2017airjordan01p
2017airjordan01q
2017airjordan01r
2017airjordan01s
2017airjordan01t
Close Window
Loading, Please Wait!
This may take a second or two.