Mercosul oferece prêmio voltado para a Agroindústria

Mercosul oferece prêmio voltado para a Agroindústria
agosto 07 12:10 2009

A Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia (RECyT) do Mercosul, em parceria com a organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), organiza o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2009. Com enfoque em estudantes e pesquisadores, a iniciatiAgroindustriava conta com o patrocínio do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e da Petrobras. Os trabalhos devem estar dentro do tema Agroindústria – entendida como o ramo de indústrias que processa ou beneficia matéria-prima oriunda da agricultura, pecuária, aqüicultura ou silvicultura e a vende como produto para consumo ou matéria prima para outras indústrias – e serão recebidos até o dia 17 de agosto deste ano.

Podem participar, em equipes ou individualmente, alunos de iniciação científica que, de acordo com o regulamento, tenham no máximo 21 anos (serão considerados também estudantes do ensino médio); universitários de qualquer idade; jovens pesquisadores com no máximo 35 anos que tenham concluído a faculdade; e também os cientistas na categoria ‘integração’, sem limite de idade – voltada para equipes compostas por pelo menos dois pesquisadores que tenham ensino superior completo e sejam residentes de países membros ou associados ao Mercosul – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela -, onde o lançamento do prêmio acontecerá simultaneamente.

Agroindustria_2A avaliação do trabalho levará em conta a atualidade do tema, a metodologia aplicada, o mérito técnico-científico, além da criatividade. Características como a pertinência e aplicabilidade do trabalho para o Mercosul, o impacto social e ambiental, o potencial de contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico e a capacidade de inovação direcionada para o desenvolvimento sustentável da região também serão focos da análise.

Para mais informações, consultar o regulamento: www.brasilia.unesco.org/premiomercosul

  Categorias: