Metal gravado a laser permite líquido fluir contra a gravidade

Metal gravado a laser permite líquido fluir contra a gravidade
agosto 28 17:35 2009

Já é possível fazer um líquido se deslocar contra a força da gravidade, a velocidades surpreendentes
por John Matson
Cortesia da University of Rochester 
  
Pesquisadores produziram um fluxo ascendente de líquido ─ o que contraria o efeito da gravidade ─ aproveitando o efeito de capilaridade de minúsculos canais entalhados com laser de alta intensidade, em uma de placa metálica. Mesmo quando a placa está na vertical, o líquido sobe através dos canais com uma velocidade que surpreendeu os pesquisadores.

gravidadeEsse transporte passivo de fluidos pode ser útil, por exemplo, no campo da microfluídica, para conduzir o fluxo de pequenas quantidades de líquido em aplicações de sondagem ou nos laboratórios em chip.

Em artigo publicado no começo de junho no Applied Physics Letters, Anatoliy Vorobyev e Chunlei Guo, do Instituto de Óptica da University of Rochester descrevem o uso de pulsos laser de 65-femtossegundo para entalhar microcanais paralelos em placas de platina. Cada descarga laser é extremamente rápida ─ os intervalos são de cerca de 65 femtossegundos, a cada segundo, o que equivale aproximadamente aos segundos contidos em meio milhão de anos.

Os pesquisadores descobriram que a ação capilar e a evaporação permitiram que o metanol líquido, também conhecido como álcool de madeira, fluísse através dos canais, em alta velocidade, um centímetro por segundo quando a placa estava na vertical, e mais rápido ainda, em placas horizontais ou inclinadas.

Em uma montagem à parte, Vorobyev e Guo trataram com laser um pedaço de folha de platina na forma de “J”, e depois imergiram a parte mais longa do “J” em um recipiente contendo metanol. Dez minutos depois, uma grande gota de metanol tinha se formado na parte inferior do “J”, uns 10 milímetros acima da superfície do líquido.

  Categorias: