Ministério do Turismo tem bolsas de intercâmbio Brasil – Portugal destinadas a alunos de Hotelaria e Turismo

outubro 14 12:19 2013

A primeira etapa do processo seletivo que irá selecionar 50 estudantes para um curso de qualificação profissional em Portugal já está aberta. Coordenadores de cursos de bacharelado ou tecnólogo em Turismo e Hotelaria, cuja avaliação no ENADE seja igual ou superior a 3, devem encaminhar e-mail para bolsa@turismo.gov.br com nome completo, CPF, nome do curso, nome da Instituição de Ensino Superior, e-mail e telefone para contato.

Após a realização do cadastro, a ser feita pela equipe técnica do Ministério do Turismo com os dados recebidos dos coordenadores, serão enviadas a estes e-mail automático com orientações para primeiro acesso ao sistema de homologação. O prazo para a homologação está previsto para o período de 5 a 8 de novembro de 2013.

Já os estudantes interessados em aperfeiçoar suas qualificações em hotelaria e turismo poderão se inscrever a partir do dia 15 de outubro até o dia 7 de novembro. Cada instituição de ensino superior poderá indicar e homologar, no máximo, cinco de seus alunos para participar do processo seletivo.

A iniciativa do Ministério do Turismo, em colaboração com a Capes, tem por objetivo capacitar profissionalmente 50 estudantes brasileiros no âmbito do Projeto de Cooperação entre o Brasil e Portugal na Área de Qualificação Profissional em Hospitalidade e Turismo. A ideia é que, ao regressarem, estes estudantes se tornem difusores do conhecimento aprendido fora, de forma a contribuir para a melhora na prestação de serviços no País, com vista aos megaeventos.

Poderão participar do Projeto alunos de graduação que estejam cursando, no mínimo, o 2º ano do Bacharelado em Turismo e/ou Hotelaria ou o 4º semestre do curso de Tecnólogo da mesma área. Além disso, os alunos devem ter nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2009.

Uma vez selecionado, cada um dos 50 estudantes aprovados terá direito a uma bolsa de estudos que cobre custos com hospedagem, alimentação, auxílio-saúde e bilhete aéreo internacional. O bolsista deverá, durante o curso, dedicar-se integralmente às atividades de capacitação e, ao final do período, terá um prazo de 60 dias para apresentar um relatório com as atividades desenvolvidas na Escola de Setúbal.O curso terá duração de 226 horas/aula, incluindo aulas teóricas e práticas, e ocorrerá no período de 6 de janeiro a 19 de fevereiro de 2014.

Mais informações sobre o intercâmbio, com a Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério do Turismo pelo endereço eletrônico: bolsa@turismo.gov.br ou pelo telefone: (61) 2023 8289.

  Categorias: