Ministro busca ampliar cooperação científica na Europa

Ministro busca ampliar cooperação científica na Europa
dezembro 01 12:47 2009

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, acompanha nesta semana o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, numa viagem a Europa cuja agenda inclui reuniões envolvendo assuntos de Ciência e Tecnologia.

Hoje (1), o presidente Lula e o ministro Rezende desembarcam em Kiev, capital da Ucrânia. Brasil e Ucrânia desenvolvem em conjunto diversos projetos, entre eles o de cooperação espacial. O Brasil oferece condições geográficas especiais para o lançamento de foguetes, enquanto a Ucrânia desenvolve a tecnologia para o Cyclone-4, um foguete com capacidade para colocar um satélite em órbita.cyclones4

Em outubro último, a empresa binacional Âlcantara Cyclone Space (ACS), que é gerenciada pelos dois países, apresentou uma proposta para desobstruir os entraves de transferência de tecnologia, com isso existe a possibilidade de o Brasil participar do desenvolvimento do Cyclone-4.

Amanhã (2), o ministro Rezende deve assinar acordos de cooperação em áreas consideradas prioritárias com os ucrânianos, como energia nuclear e a espacial. No mesmo dia, o ministro e o presidente Lula embarcam para Berlim, na Alemanha.

O Brasil é o principal parceiro da Alemanha para cooperação científica e tecnológica na América do Sul. Na visita ao País, o ministro Rezende e o presidente tratam com autoridades alemãs possíveis acordos de cooperação bilateral.

  Categorias: