Ministro Clélio Campolina abre Expot&c e visita stand da FAPEMA

Ministro Clélio Campolina abre Expot&c e visita stand da FAPEMA
julho 23 19:59 2014

AministronaFAPEMAIMG 0393A maior feira de Ciência e Tecnologia do hemisfério Sul, ExpoT&C, foi aberta nesta quarta-feira (23) pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Clélio Campolina Diniz, pela presidente da SBPC, Helena Nader e pelo reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara. A exposição é um evento paralelo a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência que acontece na UFAC, até domingo (27).

O Maranhão está presente na feira com um stand da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA onde está sendo mostrada a produção cientifica de pesquisadores maranhense que desenvolvem trabalho com o apoio da Fundação.

“Aqui é uma amostra de tudo que está sendo feito no Brasil nesta área. Todas as instituições que têm vinculação mais direta com a ciência e tecnologia estão presentes, a exemplo dos ministérios e fundações de amparo à pesquisa. Este é um evento muito importante para a comunidade local, para os estudantes e para todos os visitantes da SBPC que estão sempre renovando”, disse o ministro Campolina acrescentando também que a ExpoT&Cé uma oportunidade para a população saber o que o ministério está fazendo e onde está investindo os recursos desta área.

A exposição é realizada há 22 anos. A presidente da SBPC destacou que no espaço é apresentado a produção de ponta nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

“Temos aqui a presença de vários ministérios, de fundações e instituições que atuam na área de Ciência e Tecnologia, então temos aqui o templo da ciência”, reforçou Nader que ao lado do ministro visitou todos os stand da feira e conversou os participantes sobre o evento.AministroexpotecIMG 0391

O stand da FAPEMA foi um dos visitados pelo ministro Campolina. No local ele conheceu um pouco do que está sendo produzido por pesquisadores maranhenses, por meio de livros, revistas e folders com informações sobre as pesquisas e também sobre as ações de fomento do governo por meio da FAPEMA.

A diretora presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra,explicou que o stand da FAPEMA tem essa conotação de divulgação. “Este é o quarto ano que participamos do evento com stand próprio do governo. Isso significa dizer que temos muita coisa para mostrar. Trouxemos para o stand livros e nosso material de divulgação, várias edições da revista e do livro Pesquisadores do Maranhão para que todos conheçam e a SPBC é uma vitrine para divulgação cientifica então é possível mostrar neste evento a produção cientifica do Maranhão”.

Rosane Guerra disse ainda que enquanto a Semana de Ciência e Tecnologia é uma forma de prestar conta a sociedade maranhenses dos investimentos do governo nesta área,  SBPC é um espaço para mostrar, para todo o Brasil, onde e como estes investimentos estão sendo feitos. 

  Categorias: