Ministro da Ciência e Tecnologia diz que ciência está mais voltada para assuntos da sociedade

Ministro da Ciência e Tecnologia diz que ciência está mais voltada para assuntos da sociedade
maio 27 13:43 2010

Brasília / DF – O ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, disse durante a abertura solene da 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em Brasília de 26 a 28 de maio, que a ciência voltada para sociedade a para a descoberta de novos talentos tem crescido no Brasil. Ele defendeu a realização de olimpíadas de física e matemática como forma de estimular os estudantes a realizar trabalhos nesta área.

Uma opinião unânime entre os mais de três mil participantes da conferência é que ciêAbertura-Oficial-CNCTIncia, tecnologia e inovação são instrumentos essenciais para o país ter papel de destaque em um contexto econômico mundial, atendendo as demandas por justiça social e respeito ao meio ambiente.

Políticas de estado devem ser consolidadas e aprimoradas para favorecer a inovação, insistir nas áreas estratégicas e promover a inclusão social. A qualidade da integração entre os atores do Sistema Nacional de C,T&I é, portanto, uma variável determinante no êxito do Plano de Ações de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento nacional.  

Entre os avanços apontados pelo ministro está a consolidação do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, com ideias e propostas de estados, municípios e entidades sociais. “Precisamos ainda vencer o desafio de que o conhecimento gera riqueza”, disse.

Ele apontou também como avanço, a elevação dos recursos para ciência, tecnologia e inovação que hoje é de R$ 7,9 milhões. Para o próximo ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que os investimentos serão ainda maiores.

Os investimentos visam acelerar o desenvolvimento científico e tecnológico no país que já tem conseguido se destacar no cenário internacional.  Durante seu pronunciamento, o presidente disse que as maiores prioridades do seu governo são educação e ciência e tecnologia.

  Categorias: