Ministro destaca avanço na ciência nacional em abertura de fórum no Japão

Ministro destaca avanço na ciência nacional em abertura de fórum no Japão
outubro 06 11:45 2009

A necessidade de que haja uma eministro-rezende_forum_japastrutura mais sólida no fortalecimento na cooperação entre países na área científica e tecnológica, com vistas a atender as questões apresentadas pela crise econômica global, pela busca de fontes alternativas de energia e pelas mudanças climáticas, foi um dos tópicos destacados pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, em seu discurso na abertura do Fórum Ciência e Tecnologia na Sociedade (STS), segunda-feira (4), em Kyoto, no Japão.

O fórum é uma iniciativa global lançada em novembro de 2004 e realiza uma reunião anual com início no primeiro domingo de outubro todos os anos, em Kyoto. O encontro visa à criação de uma rede humana global baseada na confiança e estabelecer um quadro para discussões abertas sobre os ovos progressos da ciência e da tecnologia para o benefício da humanidade, controlando ética, segurança e questões ambientais resultantes da sua aplicação.

Do evento, que termina hoje (6), participam 800 pessoas representando 87 países, 21 ministros de Ciência e Tecnologia, 24 dirigentes de academias científicas, 11 prêmios Nobel e mais de uma centena de executivos de empresas e organizações sociais.

Em sua fala o ministro Rezende também ressaltou o progresso científico alcançado pelo Brasil nos últimos 20 anos. Destacou a busca por fontes alternativas de energia, o progresso tecnológico na prospecção de petróleo em águas profundas, na indústria aeronáutica e no campo do monitoramento por satélite, com ênfase na cooperação bilateral entre Brasil e China no âmbito do programa Cbers.

Ontem (5), Rezende manteve encontro de trabalho com o Secretário de Estado para Educação e Pesquisa da Suíça, Mauro Dell’Ambogio, e com o Secretário de Estado de Inovação Tecnológica do Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha, Meyer-Kramer. Hoje (6), Rezende se encontra com o presidente da Academia de Ciências de Nova York, Ellis Rubinstein, e participa ainda da sessão plenária de encerramento do STS, que debate o tema Ciência e Tecnologia para um Futuro Sustentável.   

Acompanhe as atividades do fórum no site: http://www.stsforum.org

  Categorias: