Ministro reitera interesse do Governo Federal na área de Ciência

Ministro reitera interesse do Governo Federal na área de Ciência
julho 14 13:28 2009
O ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Sergio Rezende, participou neste domingo (12), em Manaus, da abertura da 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que tem este ano como tema Amazônia: Ciência e Cultura.  Além do ministro, a abertura foi prestigiada pelo secretário-executivo do MCT, Luiz Antonio Rodrigues Elias, pelo presidente da Sociedade, Marco Antonio Raupp, e pelo governador do Estado do Amazonas, Eduardo Braga, que recebeu das mãos do ministro o titulo de Governador Amigo da Ciencia.

O ministro reiterou o interesse do Governo Federal na área de ciência, tecnologia e inovação com o Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação (PACT&I) dividido em quatro eixos: Expansão do Sistema em Ciência e Tecnologia e a Consolidação Institucional do Sistema Nacional; Inovação Tecnologia nas Empresas; Pesquisa e Desenvolvimento em Áreas Estratégica e a Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social. “É a primeira vez que o Governo Federal coordena um plano de ciência e tecnologia no âmbito nacional. Os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT’s) constituem o grande pilar para a estruturação do plano. Dos 123 institutos instalados no país, o estado da Amazonas tem 10. Neste sentido, temos 600 milhões de reais à disposições dos ICT’s”, disse.

Rezende ressaltou que o Governo está caminhando para uma política de estado de ciência e tecnologia. “De tal maneira, que as mudanças de Governo não cheguem a causar um retrocesso no desenvolvimento do ensino e da pesquisa em ciência e tecnologia. Nós temos o apoio do presidente Lula, que no início do seu segundo mandato nos incumbiu de desenvolver planos setoriais, que possibilitem a alocação de recursos. O Plano de Ação é o resultado desse anseio”, declarou. O PACT&I tem ainda a participação de outros órgãos do governo como os ministérios da Educação, Saúde,  Minas e Energia, Agricultura, Defesa e Indústria e Comércio.

Coletiva

Em entrevista nesta segunda-feira (13), no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde se realiza a 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Sergio Rezende, falou sobre a aplicação dos recursos para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no País. Na ocasião, o ministro destacou a realização da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação marcada para o final de maio do próximo ano.

O ministro citou ainda alguns números da área como o total de doutores no país, que atualmente ultrapassam os 4,7 mil, além da produção de artigos científicos, que são de aproximadamente dois mil por ano. Rezende apresentou também a Pesquisa nas Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa (Proinfra), que fornece recursos para a melhoria de infraestrutura em pesquisa, construção de prédios e apoio à pesquisa.

E por último, Sergio Rezende acrescentou que o desafio da SPBC deste ano é criar mecanismos que miniminizem as barreiras burocráticas para ampliar os recursos de ciência e tecnologia e facilitar as compras e importações. “Esse é um pedido do presidente Lula. Vamos avançar neste sentido e espero o apoio de todos da SPBC neste processo”, enfatizou.


Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia

  Categorias: