Mobilização global pelo ambiente

Mobilização global pelo ambiente
setembro 21 12:20 2009

Está marcada pra hoje, dia 21, a Global Climate Wake Up Call, uma manifestação pública que pretende servir de alerta a respeito das mudanças climáticas. Voluntários de mais de 50 países poderão se integrar a mobilizações relâmpago incitadas pela internet (flash mobs), oficinas, passeatas e estímulo ao plantio de árvores. Trata-se de um evento pilotado por ONGs como Greenpeace, Avaaz, Oxfam e 350.org. Para participar, basta estar no lugar certo na hora certa e seguir algumas orientações básicas. Confira a relação de eventos já programados.global_climate_wake_up_call

Em Paris, por exemplo, está na agenda uma espécie de performance chamada Asfixia em Montparnasse. A ideia é que as pessoas estejam na estação Montparnasse às 19h para simular falta de ar e desmaios. Os organizadores sugerem, ainda, que os manifestantes escrevam mensagens em seus corpos, na linha: “Alarme Climático Mundial” ou “Acordem”.

Outro ponto de encontro na Europa é o Big Ben, em Londres. Na Praça do Parlamento, os voluntários estarão com o alarme de seus celulares ajustado para às 12h18 (horário local). No instante marcado, levarão os telefones ao alto para se identificar. Em movimento parecido, quem estiver em Auckland, na Nova Zelândia, poderá fazer ligações a cobrar para o premiê John Key e pedir reduções de 40% nas emissões de CO2 até 2020.

Brasil – Os arredores da estação Clínicas no Metrô de São Paulo serão palco de uma ativitade parecida com a que está programada para Londres, às 12h18, horário de Brasília. No Rio de Janeiro, deve ser promovido plantio de árvores na Mata Atlântica. Na mesma data, celebra-se o Dia da Árvore. Local: rua Jardim Botânico.

No Recife, as pessoas estão convidadas a comparecer no campus da Universidade Federal de Pernambuco, com os celulares programados para despertar às 15h. O grupo irá ganhar um número de telefone para ligar e pedir a seus governantes que assinem um tratado “justo, ambicioso e vinculante” em Copenhague, na Dinamarca. Explica-se: o objetivo do Global Climate Wake Up Call é sensibilizar os líderes mundiais às vésperas da realização do Comitê de Mudanças Climáticas de Copenhague. No encontro, que acontecerá em dezembro, governantes do mundo todo deverão definir um novo pacto climático para suceder o Protocolo de Kioto.

Para saber qual manifestação em favor do planeta será realizada mais próxima de você, consulte o site do Global Climate Wake Up Call.

  Categorias: