Mudanças Climáticas será tema da Semana Nacional de C&T

Mudanças Climáticas será tema da Semana Nacional de C&T
abril 06 19:45 2011

“Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco” será o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 (SNCT), maior evento científico do País, que acontece entre os dias 17 e 23 de outubro. Com a abordagem do tema espera-se estimular a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.nuvem

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) está com edital aberto para financiamento de projetos destinados a organização de feiras e mostras científicas e a execução de atividades científicas e/ou tecnológicas que tenham como foco a Semana. Os projetos contemplados no edital Programa de Apoio à Popularização da Ciência e Tecnologia/Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SCT devem ser executados no período de 17 a 23 de outubro. O edital está disponível no endereço www3.fapema.br e recebe propostas até o dia 06 de junho.

Os projetos serão classificados em duas linhas. A primeira faixa é para financiamento de projetos coordenados por pesquisadores vinculados às instituições de ensino superior ou pesquisa, públicas ou privadas, sediadas no Maranhão. Cada projeto submetido nessa faixa poderá ter o valor máximo de R$ 4 mil. Concorrem na segunda faixa projetos oriundos de proponentes vinculados às escolas públicas ou privadas da rede de ensino médio. Cada projeto submetido nessa faixa poderá ter o valor máximo de R$ 2 mil.

Em 2010 vários projetos foram financiados por meio deste edital. A Praça Maria Aragão foi o palco das principais atrações da Semana em São Luís. A FAPEMA esteve presente no evento com a realização da I Mostra Científica e Tecnológica do Maranhão que atraiu milhares de pessoas, e acontecerá novamente este ano.  

Escolha do tema – O Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pela coordenação nacional da SNCT, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis/MCT), escolheu o tema após receber várias sugestões e consultar instituições e entidades parceiras.

A ideia é que sejam discutidos, em todo o país, nas instituições de ensino e pesquisa e em eventos públicos, os diversos aspectos e as evidências científicas sobre o impacto das atividades humanas no clima do Planeta e as medidas preventivas mais adequadas a serem adotadas em escala local e global.

A Semana também promoverá atividades em torno do lema “Química para um Mundo Melhor”. A iniciativa atende recomendação da Assembléia Geral das Nações Unidas, que declarou 2011 como o Ano Internacional da Química, com o objetivo de estimular todos os países a realizarem ações para aumentar a consciência coletiva sobre a importância da química e suas contribuições para o bem-estar da humanidade.  Instituições ligadas ao ensino e à pesquisa e demais interessados em participar do processo de divulgação podem obter informações por meio do portal do evento (http://semanact.mct.gov.br) e pelo email: semanact@mct.gov.br.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece no Brasil desde 2004. Ela tem tido um êxito grande com uma participação crescente de pessoas, instituições de pesquisa e ensino e municípios. Em 2010, foram realizadas cerca de 14.000 atividades, em quase 500 municípios brasileiros.

  Categorias: