Museu Histórico de Alcântara comemora 35 anos de fundação

Museu Histórico de Alcântara comemora 35 anos de fundação
agosto 05 13:49 2013

mha

Instalado em um sobrado colonial, o Museu Histórico de Alcântara (MHA) comemora, com uma programação especial, na manhã de terça-feira (6), 35 anos de fundação. Por meio da Secretaria de estado da Cultura (SECMA), o evento acontece a partir das 9h, com o lançamento do site, carimbo e selo comemorativo do Museu. As atividades acontecerão na sede do MHA na Praça da Matriz de Alcântara

Estarão presentes os secretários de estado da Cultura, Olga Simão, e de Turismo (SETUR), Jura Filho; o prefeito de Alcântara, Domingos Araken; o comandante do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), César Demétrio Santos; a presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Rosane Guerra; e a diretora do Museu Histórico de Alcântara, Lia de Macêdo Braga Oliveira.

Em convênio firmado entre a Secma e a FAPEMA, o Museu de Alcântara fará a apresentação e lançamento do seu endereço eletrônico. Lia Braga explicou que é pioneiro em seu segmento no Maranhão. O objetivo é trazer melhorias na atratividade para o público do MHA e para a comunidade alcantarense ao promover a divulgação do acervo e eventos além do inusitado passeio virtual de 360º por todas as suas dependências. “O Museu de Alcântara, ao longo desses anos, busca desempenhar melhor o seu papel para os turistas e na preservação, divulgação e disponibilização do acervo histórico e documental, cumprindo” disse Lia Braga.

Com apoio da Prefeitura de Alcântara foi possível registrar os 35 anos do MHA, com o lançamento de um selo comemorativo a data pelos Correios. “Por meio dessas parcerias fortalecemos a cultura maranhense. Parabéns a todos que contribuem para que o Museu de Alcântara que continue resgatando a nossa memória e que a partir de agora poderá ser acessada virtualmente”, afirmou a secretária da Cultura, Olga Simão.

Museu – Com mobílias, louças, objetos de adornos e arte sacra, o Museu Histórico de Alcântara, criado em 1978, recria a estrutura das casas no período colonial. Destaques para exemplares de imagens de santos elaboradas no Maranhão, nos séculos XVII e XIX, e uma coleção de cabeças de imagens de roca esculpidas em madeira. Há vitrines com joias em ouro, prata e pedrarias, vindas de irmandades religiosas como as de São Benedito, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Livramento, entre outras.

O Museu é enriquecido, ainda, por pinturas antigas sobre metal e madeira e uma coleção de imagens e objetos da Igreja do Carmo. O MHA está aberto para visitação de segunda a sexta das 9h às 15h, e aos sábados e domingos das 9h às 13h. Para mais informações, contate através do telefone (98) 8865-0215.

  Categorias: