Na presença de Ministro e Governador, FAPEMA lança editais de incentivo à cultura

Na presença de Ministro e Governador, FAPEMA lança editais de incentivo à cultura
março 26 21:26 2015

0IMG-20150327-WA0007Nesta quinta-feira (26), o Teatro Arthur Azevedo foi o palco escolhido para o lançamento do Projeto Rede São Luís Pontos de Cultura. Na ocasião, também foram assinadas várias parcerias para garantir a promoção de ações que viabilizem o acesso às políticas culturais na capital maranhense.

O evento, realizado pela Prefeitura de São Luís, em parceria com o Governo do Estado e com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), contou com a participação do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, que visitou a cidade cumprindo uma extensa agenda.

Uma das parcerias firmadas foi o lançamento de dois editais pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA): os editais Orquestras e Música para Todos.

O presidente da FAPEMA, Alex Oliveira, explicou que o lançamento destes editais faz parte de um conjunto de ações voltadas para a popularização da ciência no âmbito do Programa Mais Cultura. “O edital de Orquestras, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, visa o estímulo à inserção de instrutores de música e estudantes em projetos que valorizem a qualificação musical no Estado. Já o edital Música Para Todos tem como objetivo fortalecer as bandas e fanfarras de música a partir da concessão de bolsas para a realização de oficinas musicais com alunos de ensino fundamental e médio. Os dois chamamentos já estarão abertos a partir de hoje”, afirmou o presidente da Fundação. 

Também presente no evento, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, defendeu que investimentos em cultura são fundamentais para o desenvolvimento do Estado. “O atual Governo tem essa marca inovadora de promover mudanças impactantes em todas as dimensões da vida das pessoas. Assim, consideramos a cultura uma das dimensões mais importantes e, por isso, a Secretaria de Ciência e Tecnologia precisa estar sintonizada com essas ações”, disse o secretário.

Em tom de agradecimento, o governador do Maranhão, Flávio Dino, destacou a ação conjunta das esferas municipal, estadual e federal em prol do desenvolvimento do estado. “Hoje, juntamente com a FAPEMA, lançamos importantes editais visando o intercâmbio de inciativas articuladas e conjuntas entre as Secretarias de Cultura e Ciência e Tecnologia. Queremos que todos se esforcem em prol de um objetivo comum que é o desenvolvimento do Maranhão, superando definitivamente o passado”, pontuou o governador.

Em sua fala, o Ministro da Cultura elogiou a rede que se formou no Maranhão em prol do desenvolvimento do estado, enfatizando, principalmente, a execução do PAC das Cidades Históricas. “Fico muito entusiasmado ao perceber a dimensão tomada pelo PAC das Cidades Históricas. Este é o PAC da cultura, que destina muitos investimentos para a preservação do patrimônio cultural brasileiro. Precisamos romper com a dicotomia e promover ações que lancem luzes ao patrimônio cultural sem achar que este não faz parte do presente”, salientou Juca Ferreira, revelando que o Maranhão será um dos primeiros estados a concluir os projetos do PAC.

Também participaram do evento a presidente do Iphan, Jurema Machado; o secretário de Articulação Institucional, Vinícius Wu; o diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Alexandre Santin; bem como autoridades estaduais e municipais.

Outras ações

Além do lançamento dos editais pela FAPEMA, o evento foi marcado pela assinatura de termos de cooperação para a execução da Exposição de Longa Duração do Centro de Referência Casa do Tambor de Crioula do Maranhão; a restauração da Locomotiva Benedito Leite; e a requalificação urbana da Rua Grande, obra de maior vulto do PAC das Cidades Históricas.

Foto: Sáride Maíta

  Categorias: