Navio Oceanográfico Cruzeiro do Sul abre espaço para pesquisas no mar

Navio Oceanográfico Cruzeiro do Sul abre espaço para pesquisas no mar
janeiro 20 17:51 2010

navio_oceanografico_cruzeiro_sulO Navio Oceanográfico (NHOc) Cruzeiro do Sul abre seu calendário de atividades de pesquisas oceanográficas para o segundo semestre deste ano e para 2011. Os interessados em participar de projetos a bordo do NHOc devem enviar as propostas para o email Claudia.magalhaes@mct.gov.br até 8 de março para as atividades deste ano e até 6 de julho para as de 2011.

Serão disponibilizados 80 dias no mar para as pesquisas. As regras e o calendário estão publicados na página do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) – www.mct.gov.br/mar.

O navio, que está aportado no Rio de Janeiro, é o primeiro a ter uma gestão para atividades e projetos compartilhados entre o MCT, por meio da Coordenação para Mar e Antártica (CMA) da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), e a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN).

O Cruzeiro do Sul, adquirido com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), foi incorporado à Marinha do Brasil em novembro de 2007, mediante convênio assinado entre a DHN e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), tendo a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm) como interveniente. 

O Navio viabiliza os estudos dos processos biológicos, químicos e físicos que ocorrem no Atlântico Sul e no Atlântico Tropical, permitindo pesquisas sobre a importância desses oceanos nos ciclos biogeoquímicos. Assim, possibilitando modelos de variações climáticas e de biodiversidade, regionais e globais.

  Categorias: