Nº 40 – É preciso valorizar a luz da ciência

Nº 40 – É preciso valorizar a luz da ciência
dezembro 09 10:42 2020

Inovação !

Essa é a característica que se tornou primordial em tempos de pandemia da Covid-19.

Foi necessária, em todo o mundo, uma revolução na forma de trabalhar, estudar, pesquisar, viver e amar.

A equipe da Revista Inovação ama o seu ofício: popularizar a produção científica.

E nada mais adequado, no momento atual, em fortalecer essa disseminação do conhecimento gerado pelos pesquisadores maranhenses transformando, para digital, o formato desse veículo de comunicação.

A edição n° 40 chega até o leitor em formato HTML, com o conceito de convergência de mídias. Hipertexto, hiperlinks, imagens, áudio e vídeo narram, do ponto de vista jornalístico, o trabalho e os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas vencedores do Prêmio Fapema 2019 Terezinha Rêgo.

Na editoria Foto Síntese, o leitor passa a ter acesso a um carrossel de fotos que, nesta edição, destaca o Prêmio Fapema do ano passado. Na Estante, hiperlinks direcionam à leitura de ebooks produzidos pela Fundação. E a editoria Sábias Palavras transforma-se em conteúdo em vídeo que, nesta edição, aborda os eventos científicos on-line. E é, também, em formato de vídeo, que os premiados na categoria Pesquisador Sênior contam a sua trajetória profissional.

Na editoria Saúde, o leitor irá conhecer os resultados das pesquisas sobre desenvolvimento de calculadora de risco do HPV, investigação dos serviços de atenção ao parto no país, perfil de pacientes hipertensos e diabéticos, aplicativo de combate à doença renal crônica e o estudo sobre o potencial terapêutico dos óleos essenciais.

Os óleos essenciais também voltam à pauta em matéria da editoria Biológicas com matéria que aborda as pesquisas que buscam transformá-los em produtos com potencial mercadológico. Na mesma editoria, há o registro sobre o efeito terapêutico da romã em lesão pulmonar e o uso de lactobacilos contra as doenças intestinais.

Em Agrárias, um jovem cientista do ensino técnico é destaque com trabalho que identificou a primeira ocorrência de ingestão de microplástico por ostras no Maranhão. A mesma editoria traz reportagens sobre estudos para potencializar a produção de forragem de gramíneas, para combater o tifo canino, para diagnóstico do calazar e para contribuir com a autosustentabilidade da ovinocaprinocultura.

Uma plataforma digital que contribui no tratamento da doença renal crônica é um dos destaques da editoria Humanas que traz, ainda, para o leitor, pesquisa sobre a construção de um panteão da cultura popular maranhense e análise da questão agrária no sul do estado.

A inteligência artificial em combate ao glaucoma divide espaço, na editoria Exatas, com as pesquisas sobre energia que se origina das escamas de peixe e sobre copos descartáveis que se transformam em filamentos para uso em impressoras 3D.

Sociais Aplicadas é a editoria que apresenta reportagens sobre proposta ambiental de baixo custo para produção de vidrados cerâmicos, sobre o incremento de investimentos de startups em produtos e serviços inovadores destinados a idosos e sobre a cobertura jornalística das manifestações contra os cortes na educação.

E, por fim, o leitor irá conhecer o Portal do Maranhão: um ambiente de leitura e fonte de pesquisa sobre a história literária.

É preciso registrar que a produzir a Revista Inovação Digital demandou um trabalho muito mais árduo, no âmbito da Fapema, ao comparar-se com a produção de uma edição impressa. Além da equipe de jornalistas, fotógrafos e designer gráfico, contou-se com videomaker, apresentador e toda a equipe da área da Tecnologia da Informação da Fundação.

Foi um tempo exíguo desde a concepção da ideia, sua maturação, aprovação e execução. Mas só há a agradecer à equipe que trabalhou incansavelmente para a produção da revista

Inovação aos 40… Sim, sempre é preciso inovar!

Inovar para sobreviver, ainda mais com essa missão da Fapema: valorizar a luz da ciência.

À todos, um excelente ato de ler, navegar, ouvir e assistir!

Cláudio Moraes

Acesse a Revista Inovação Ed. n. 40 

  Categorias: