No Dia Internacional da Mulher, Governo do Estado entrega Prêmio 15 Anos de Políticas Públicas para Mulheres

Prêmio foi entregue a dez mulheres que concorreram ao edital lançado pela SEMU e FAPEMA.

No Dia Internacional da Mulher, Governo do Estado entrega Prêmio 15 Anos de Políticas Públicas para Mulheres
março 09 10:53 2022

O Dia Internacional da Mulher, 08 de março, foi marcado pela entrega do “Prêmio 15 Anos de Políticas Públicas para as Mulheres”, uma iniciativa da Secretaria de Estado a Mulher (SEMU), em Parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). A premiação teve como objetivo incentivar a produção técnico-científica com artigos sobre igualdade de gênero, autonomia econômica das mulheres e combate à violência no Maranhão.

O evento, realizado no Palácio dos Leões, premiou dez mulheres vencedoras do edital lançado pela FAPEMA e SEMU e homenageou mulheres que desenvolvem ações importantes para o fortalecimento das políticas públicas no Maranhão. Entre as homenageadas está a assessora de Planejamento da FAPEMA, Kiany Cavalcante.

A premiação, que integrou a agenda de eventos em alusão ao 8 de março, contou com as presenças do governador Flávio Dino e do vice-governador, Carlos Brandão, que estavam acompanhados de suas esposas, Daniela Lima e Larissa Brandão, respectivamente; da secretária da Mulher, Ana do Gás; e do diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, entre outras autoridades representantes da sociedade civil, poder público, conselhos estaduais e associações.

Foram premiados dez artigos escritos por mulheres tendo como foco três temáticas: Igualde de Gênero, Combate à Violência Contra a Mulher e Autonomia Econômica. Entre as premiadas estavam mulheres da capital e do interior do Estado, a exemplo de Imperatriz e Arari. As vencedoras receberão um valor em dinheiro, troféu e certificado. Os finalistas recebem também certificado de Menção Honrosa.

Durante seu pronunciamento o governador Flávio Dino destacou o trabalho das mulheres maranhenses em todos os campos e agradeceu todas as mulheres que fazem parte da equipe de trabalho do Governo e ajudaram a construir um Maranhão. “Estes são momentos muito marcantes. Porque são momentos que permitem a gente ver o quanto avançamos. É impossível qualquer governo, em qualquer época, dizer que resolveu todos os problemas de uma vez só. Mas no que se refere a cada política pública, toda sem exceção, vocês tenham a certeza que em uma conjuntura especialmente árida e difícil, nós fizemos o máximo possível”, disse o governador a um auditório cheio de mulheres.

Flavio Dino ressaltou a importância das produções científicas por manifestarem as lutas e conquistas das mulheres. “Estes trabalhos científicos expressam reflexões fundamentais para que a luta das mulheres seja compreendida, iluminada e impulsionada para novas conquistas. Meu abraço e minhas homenagens a todas as mulheres do Maranhão”.

Para o diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, a premiação é uma forma de valorizar e incentivar a produção científica no Maranhão. “A FAPEMA tem buscado apoia e incentivar cada vez mais a produção científica coordenada por mulheres. Hoje elas   já são responsáveis por mais 55% das pesquisas financiadas pela Fundação. Esta premiação é mais uma ação importante nesse sentido”, destacou André Santos.

A secretária da Mulher, Ana do Gás, falou da alegria de estar, no Dia Internacional da Mulher, premiado artigo de mulheres maranhenses. “Temos um governo comprometido com as mulheres, que tem ampliado os investimentos nessa área. Só temos a agradecer ao governador Flávio Dino e ao vice-governador, Carlos Brandão, por apoia essa causa e por estarem aqui, juntamente com todas essas mulheres, nesse dia tão especial. O prêmio demonstra que o governo é sensível às causas das mulheres”, declarou.

A assessora de Planejamento da FAPEMA, Kiany Cavalcante, agradeceu a homenagem que recebeu e falou que as mulheres merecem muito mais pelo grande trabalho  que têm realizado através de suas pesquisas. “Este é um prêmio simbólico porque sabemos que essas mulheres merecem muito mais”, disse. Todas as premiadas elogiaram a iniciativa da premiação e destacaram que eventos como esse são importantes para enaltecer e divulgar o trabalho e a luta das mulheres em defesa de seus direitos e espaço em todos os campos.

 

Texto: Elizete Silva (Núcleo de Difusão Científica da Fapema)

Fotos: Gilson Teixeira (Secom)

  Categorias: