Nordman Wall Barbosa de Carvalho Filho, professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), assumiu, no sábado (04), a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) em grande evento em Imperatriz onde o governador Carlos Brandão empossou sua equipe de trabalho. O novo presidente iniciou o processo de transição na segunda-feira (6), quando reuniu com os servidores da instituição.

Ele recebeu as boas-vindas e conversou com cada setor para conhecer mais sobre a rotina de trabalho e, também, tratar de suas proposições à frente do comando da Fundação. Wall ressaltou que sua gestão será pautada no compromisso de incentivar a pesquisa, apoiar a formação de recursos humanos qualificados e fortalecer as parcerias com empresas e instituições na promoção da inovação.

“Conduzirei com grande empenho e responsabilidade a FAPEMA para que a ciência, a tecnologia e a inovação continuem ocupando lugar de destaque no Maranhão e no país criando oportunidades para os pesquisadores de todas as regiões do estado. Esta é a orientação que recebemos do governador Carlos Brandão”, afirmou Nordman, que estava acompanhando de Marco Noleto e da professora Adriana Carvalho.

Na primeira reunião à frente da pasta, Nordman Wall reuniu-se com o ex-presidente da Fundação, André Santos, que deixa o cargo que assumira em 2019. Também participaram do encontro os professores João Batista Bottentuit Junior, Kiany Sirley Cavalcante e o administrador Rodrigo Brandão Ferreira.

“Agradeço ao governador Carlos Brandão e ao ministro Flávio Dino pela oportunidade de ter servido como presidente da FAPEMA. Foi uma honra e um privilégio liderar essa importante agência de fomento à pesquisa e à inovação no Maranhão, juntamente com uma equipe de alto nível”, destacou André Santos. ”Deixo o cargo com o sentimento de dever cumprido, com um legado positivo para a pesquisa, a inovação e a tecnologia no Maranhão”, concluiu.

 

Perfil do novo presidente

Nordman Wall Barbosa de Carvalho Filho é mestre em Ciências Veterinárias (2008), com Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2003) e Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA (1988).

Professor Assistente, nível 4, do Departamento de Clínicas Veterinária da UEMA, onde atua desde 1994. Também na unidade ocupou, até março de 2023, o cargo de assistente do Centro de Ciências Agrárias.

Foi diretor do Hospital Escola Veterinário/UEMA (1999-2003) e presidente do XXXI Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (2004). Neste mesmo ano ocupou também a chefia do setor de Patrimônio e Material da Casa Civil do Governo do Estado onde permaneceu até 2005.

Foi coordenador do Centro de Zoonoses do município de São Luís/MA (2011 a 2012) e presidiu a Sociedade de Medicina Veterinária do Maranhão (2001-2005).

Foi presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (2007 a 2010) e hoje ocupa o cargo de Conselheiro Efetivo. Também ocupou a função de Conselheiro Efetivo Federal (2011 a 2016).

Foi presidente da Comissão de Tomada de Contas do Conselho Federal de Medicina Veterinária (2011 a 2013) e presidente da comissão para atualização do Código de Ética do Médico Veterinário.

Possui experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em bem-estar animal, atuando, principalmente, nos seguintes temas: clínica médica, cinofilia, deontologia e ética profissional.