Nota de pesar – Professora Zafira da Silva de Almeida

Zafira de Almeida foi uma das três homenageadas no Prêmio FAPEMA 2021 – Mulheres Cientistas do Maranhão

Nota de pesar – Professora Zafira da Silva de Almeida
dezembro 11 08:59 2021

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhã (FAPEMA) lamenta profundamente o falecimento da professora e pesquisadora Zafira da Silva de Almeida, na manhã deste sábado, dia 11 de dezembro, na capital maranhense.

A professora doutora Zafira da Silva de Almeida foi uma das três homenageadas pela Fundação do Prêmio FAPEMA 2021 – Mulheres Cientistas do Maranhão, realizado na semana passada. Ela conquistou, ainda, premiações nas edições de 2019, 2018, 2016, 2013, 2012 e 2010.

Representante da inserção da mulher na carreira científica, ressaltamos a sua grande parceria em várias ações da instituição, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de pesquisas na área de gestão e dinâmica populacional de recursos pesqueiros no Maranhão.

A diretoria e demais colaboradores da FAPEMA prestam a sua solidariedade a todos os familiares e amigos, rogando a Deus que a receba em sua morada e conforte o coração de todos transformando a dor e saudade em fé e esperança.

O velório acontecerá, a partir das 11 horas, na Central da Pax União, na Rua Oswaldo Cruz, no Centro de São Luís. O cortejo será realizado no dia 12/12 (domingo), a partir das 9 horas, em direção ao Memorial Pax União , em Paço do Lumiar.

Perfil

Doutora em Zoologia pela Universidade Federal do Pará/Museu Emilio Goeldi (2009) e mestre em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1996). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (1991), foi fundadora e diretora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão (2009/2012), fundadora e coordenadora do curso de Especialização em Educação Ambiental (2001), assessora de Gestão Ambiental (2015/2018). Membro da Academia Maranhense de Ciências, professora e pró-reitora de Graduação e chefe do Laboratório de Pesca e Ecologia Aquática da UEMA. Docente e orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal, Mestrado acadêmico em Recursos Aquáticos e Pesca, da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (BIONORTE) e da Graduação em Ciências Biológicas.

No fim do ano passado, Zafira de Almeida conversou com a equipe da Revista Inovação da FAPEMA e relatou a sua impactante trajetória de vida. Acesse o link para assistir a reportagem https://revista.fapema.br/perfil-zafira-almeida/.

 

 

 

 

  Artigo "tagged" as:
  Categorias: