Nova embalagem aumenta o tempo de comercialização do palmito

Nova embalagem aumenta o tempo de comercialização do palmito
janeiro 08 13:37 2010

nova_embalagem_palmitoUma nova tecnologia beneficia os consumidores e os produtores de palmito pupunha. A embalagem de vidro será substituída por um caixa feita de papel cartão.

Diferente do armazenamento em recipiente de vidro, o palmito é banhado em uma solução filmogênica, que cria uma película e protege o alimento. Esse revestimento é comestível e não altera aparência e sabor do produto. A substância química, que substitui a salmora nos potes de vidro, aumenta o tempo de vida do palmito de seis para 22 dias.

O novo prazo de validade possibilita ampliar o mercado de exportação do alimento. A técnica foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT), do Rio de Janeiro, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que já estudava melhorias para as condições do produto.

A embalagem foi concenova_embalagem_palmito2bida com uma variedade de papel cartão. O interior é revestido de verniz e a parte externa de filme plástico, que impedem a absorção de umidade. “Escolhemos o cartão para produzir a embalagem por facilitar o transporte do produto, além de ser economicamente mais viável. Apesar de o vidro ser muito utilizado, o material é pesado e torna o frete mais caro para o produtor”, diz o pesquisado da Divisão de Desenho Industrial do INT, Luiz Carlos Mota.

Segundo o INT, o objetivo do projeto é fazer com que o produto chegue a mais mercados. Com mais oferta e demanda, o preço do palmito pupunha pode reduzir. “A intenção é transferir tecnologia para que os próprios produtores desenvolvam as embalagens”, afirmou Mota.

Este ano, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) investirá R$ 7,5 milhões para que o INT desenvolva embalagens para outros alimentos, como o caqui, a manga, o mamão e outras variedades de palmito. Nos primeiros testes com o caqui, fruto que é colhido em apenas quatro meses do ano, o prazo de validade para consumo dobrou.

Он "Скачать симс 2 зачарованные"выплыл на быстрину и вздохнул с "Скачать iw3sp exe"облегчением.

Он временно хранился в "Скачать сборник шансона новые"святилище у ног Валнарты, того, кто "Книга путь мирного воина"оберегал его все то "Cpuid cpu z скачать"время, пока он оставался в "потребительский кредит ак барс"пустыне Рахобан.

Лодыжки его запутались в "Скачать adobe flash player на компьютер"веревках.

Быть Номером Два действительно неплохо.

Видишь ли, с одной "Книга пазл купить"стороны, всякое знание "Русские народные сказки скачать видео"есть благо, ответил Бог.

Давайте хоть минутку будем "Приложения для айпода скачать бесплатно"выглядеть одинаково.

  Categorias: