Prêmio FAPEMA 2014: nova ferramenta garante mais precisão na detecção do câncer de mama

Prêmio FAPEMA 2014: nova ferramenta garante mais precisão na detecção do câncer de mama
novembro 14 18:10 2014

cancerdemama1O câncer de mama é um problema de saúde mundial que afeta principalmente as mulheres. Segundo o Instituo Nacional do Câncer, a expectativa é que surjam no Brasil, somente em 2014, 57.120 novos casos da doença.

No Maranhão, o doutor em Engenharia Elétrica, Geraldo Braz Júnior, desenvolveu o estudo “Detecção de Regiões de Massas em Monografias” usando índices de diversidade geoestatística e geométrica côncava.

O objetivo do trabalho foi criar uma ferramenta que possibilite uma segunda opinião para o médico quando da detecção de câncer de mama em imagens de mamografia.

“Este tipo de ferramenta pode possibilitar ao especialista maior precisão, contribuindo para a redução de procedimentos invasivos e aumentando a qualidade de vida principalmente da população feminina”, explicou Geraldo Júnior.

Segundo pesquisas, a sensibilidade do exame de mamografia varia de acordo com vários fatores, como, por exemplo, a qualidade da imagem obtida, e tem em média 85% de precisão, motivo pelo qual muitos especialistas buscam uma segunda opinião.

“O resultado numérico inicial que esta pesquisa obteve foi a melhora da taxa de sensibilidade para 91% em média, gerando ao mesmo tempo um número reduzido de falso-positivos”, contou o pesquisador

Pelo trabalho, Geraldo e seu orientador, Anselmo Paiva, conquistaram o Prêmio FAPEMA 2014, na categoria Tese de Doutorado, na área de Ciências Exatas e da Terra.

Para Geraldo Júnior, o Prêmio FAPEMA representa a valorização de seu trabalho através do reconhecimento da sociedade.

“É uma ferramenta saudável de atração para novos pesquisadores, além de ser um fator motivador”, disse.

A cerimônia de entrega do Prêmio FAPEMA 2014, décima edição da maior premição científica do Norte-Nordeste, acontece dia 24 de novembro no Teatro Artur Azevedo, às 20h, e tem como tema “Energias alternativas: O desafio do uso de energias limpas e de grande desempenho para o desenvolvimento do Maranhão”.

  Categorias: