Novo cenário da pós-graduação e iniciação científica é pauta de reunião da FAPEMA com Universidade Ceuma

Novo cenário da pós-graduação e iniciação científica é pauta de reunião da FAPEMA com Universidade Ceuma
agosto 19 16:32 2020

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), André Santos, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (19) com o pró-reitor de Graduação da Universidade Ceuma, Fabricio Brito da Silva, e com os coordenadores Andres Felipe Millan Cardenas (Relação Institucional) e Maria Cláudia Gonçalves (Iniciação Científica). Na pauta da reunião: os desafios da pós-graduação, da iniciação científica e das ações de internacionalização neste novo cenário, em razão da pandemia da Covid-19. Durante a reunião foi tratado também sobre o Seminário de Iniciação Científica (Semic) que será promovido pelo Ceuma, com o apoio da Fundação, no dia 23 de outubro.

Durante a reunião, André Santos destacou que o Governo do Estado tem trabalhado no sentido de manter os investimentos nesta área por entender que eles têm impacto positivo no desenvolvimento do Maranhão e na qualidade de vida da população. “Por meio da FAPEMA milhares de pesquisas seguem em andamento, em diferentes regiões do Estado, mesmo neste momento de pandemia. O trabalho envolve desde pesquisador sênior ao júnior. As linhas de financiamento contemplam todas as áreas do conhecimento e instituições públicas ou sem fins lucrativos do Maranhão”.

O momento atual requer novas estratégias de desenvolvimento da Iniciação Científica, Internacionalização e Pós-Graduação. O fomento da FAPEMA a projetos de pesquisas colocados em prática nas instituições de ensino superior do Estado é um estímulo e uma forma do Governo do Estado valorizar os trabalhos que estão sendo executados por professores e alunos.

O pró-reitor de Graduação do Ceuma disse que atualmente vários pesquisadores da universidade desenvolvem trabalho com o apoio da FAPEMA. “São pesquisas que contemplam a iniciação cientifica e pesquisadores sênior contemplados em editais como o Universal. Também temos trabalhos contemplados no edital da Fundação voltado para pesquisa da Covid-19”, disse.

Na reunião também foi tratado sobre a continuidade de ações de internalização do ensino superior, visando promover a mobilidade acadêmica e cooperação, ampliando assim a formação de professores e alunos.

SEMIC

O SEMIC, que faz parte do Programa de Iniciação Científica do CEUMA, vai acontecer de forma remota pela plataforma Microsoft Teams. O evento, que será gratuito, vai possibilitar que os alunos participem das palestras ministradas por professores da Universidade de Brasília e da Universidade Federal do Pernambuco. Os trabalhos, apresentados pelos alunos, serão avaliados por uma banca examinadora, remota. Cerca de 200 alunos do Ceuma vão apresentar seus trabalhos de pesquisa durante o evento que também é aberto a participação de alunos de outras instituições de ensino do país e de fora do Brasil, como ouvintes.

 

Texto: Elizete Silva

Fotos: Odinei de Jesus

  Categorias: