Número de pesquisadores apoiados pelo Governo do Maranhão cresceu mais de 50% em 2015

Número de pesquisadores apoiados pelo Governo do Maranhão cresceu mais de 50% em 2015
janeiro 04 12:31 2016

0prolab-fapemaCiência, inovação e tecnologia assumiram importante papel para a diminuição de desigualdades regionais no Maranhão em 2015. A partir das ações desenvolvidas pelo Governo do Maranhão, já são percebidos diversos avanços, como o crescimento do número de bolsistas apoiados com recursos estaduais. Somente este ano, 1.433 pesquisadores de iniciação científica, de pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado receberam bolsas de pesquisa, o que representa um aumento de 51,32% em relação a 2014.

As bolsas foram concedidas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), que aplicou mais de R$ 30 milhões em projetos distribuídos em quatro linhas: Mais Ciência, Mais Inovação, Mais Qualificação e Popularização da Ciência. A estratégia também teve outros resultados positivos como 324 projetos de pesquisa apoiados, 59 artigos publicados, 35 projetos de extensão implementados e 112 eventos científicos realizados.

Outro destaque foi a criação do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Governo do Estado ampliou a oferta de educação profissional técnica de Nível Médio no estado.

Serão investidos mais de R$ 240 milhões em obras e adaptações de prédios que abrigarão as 23 unidades do instituto a serem implementadas até 2018. Já no início de 2016, as cidades de São Luís, Bacabeira e Pindaré-Mirim poderão contar com o ensino integral e profissionalizante do IEMA.

Atualmente, estão sendo realizadas as inscrições para o processo seletivo dos institutos. Os alunos interessados em ingressar na unidade devem se inscrever em um dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, e em tempo integral, até o dia 11 de janeiro. As inscrições estão sendo feitas no site da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) no endereço www.secti.ma.gov.br.

  Categorias: