O Prof. Dr. Alex Oliveira assume a presidência da FAPEMA em cerimônia que acontece nesta segunda-feira

O Prof. Dr. Alex Oliveira assume a presidência da FAPEMA em cerimônia que acontece nesta segunda-feira
janeiro 04 18:20 2015

alex oliveira

Acontece nesta segunda-feira (05), às 17h, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), a cerimônia de apresentação do novo presidente da entidade, Prof. Dr. Alex Oliveira de Souza.

Durante a cerimônia ele falará sobre as ações que devem ser colocadas em prática nos próximos anos no sentido de popularizar a ciência e a tecnologia, fomentar as pesquisas e os apoios concedidos, bem como de expandir a atuação da FAPEMA tanto na capital como no interior do Estado.

Alex Oliveira compõe a nova equipe do governador Flávio Dino e ficará à frente da pasta durante o quadriênio 2015/2018. Vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a FAPEMA tem como objetivo estimular a ciência e a tecnologia no Maranhão, proporcionando aos pesquisadores maranhenses condições para a realização de projetos de pesquisa e intermediando a transformação do conhecimento científico em instrumento capaz de contribuir com a redução das assimetrias sociais.

É também objetivo da FAPEMA contribuir para a divulgação da ciência e tecnologia a partir da formação de recursos humanos do fomento a pesquisa, da proteção intelectual e da disseminação da cultura de inovação tecnológica.

Secretários de estado, reitores, pró-reitores, diretores de centro, professores, pesquisadores e representantes de instituições parcerias da FAPEMA, como Fiema, Sebrae, Senai, Sesi, Vale e Alumar, entre outras, devem participar da cerimônia.

Mais informações

Doutor em Urbanismo pela Universidade Paris Est (2010), Mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal da Paraíba (1993).

Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Estadual do Maranhão (desde 1995), Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (2014), Conselheiro Federal Suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Coordenador do Atelier Internacional de Criação Urbana – EQUINOX com Brasil, França e Itália (desde 2009), Coordenador das Oficinas de Planejamento Participativo e Sustentável realizadas em parceria com a União Por Moradia Popular do Maranhão e União dos Moradores do Centro Histórico de São Luís (desde 2012), Consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (desde 2010).

Tem experiência na área de Planejamento e Projeto Urbano e Regional, com ênfase na construção de projetos em ambientes colaborativos, participativos e sustentáveis atuando principalmente nos seguintes temas: São Luís, Espaços Públicos, Inovação Urbana e Sustentabilidade de Sítios Urbanos de Interesse Social,Cultural e Ambiental, tem vários trabalhos publicados em anais de congressos, periódicos e livros.

 

  Categorias: