Obra apoiada pela FAPEMA avalia uso integrado das tecnologias digitais em sala de aula

Obra apoiada pela FAPEMA avalia uso integrado das tecnologias digitais em sala de aula
novembro 18 20:38 2023

No decorrer dos anos, o Brasil avançou no uso das tecnologias de informação e comunicação, principalmente no que se refere à internet e dispositivos móveis como o celular, segundo apontam grandes institutos de pesquisas nacionais. Os dados indicam a necessidade de um olhar mais atento dos professores, e toda equipe pedagógica das escolas, para maior integração tecnológica em sala de aula. É sobre esta busca que trata o livro ‘Integração de Aplicativos Móveis na Prática Docente”, lançado no último sábado na Livraria AMEI pela Pesquisadora Larize Kelly Garcia Ribeiro Serrra. A obra foi publicada com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Presente no lançamento, o presidente da Fapema, Nordman Wall pontua a importância em apoiar e valorizar os pesquisadores do Maranhão, garantindo o devido espaço para que desenvolvam e publiquem pesquisas com esta que é fruto do mestrado em Cultura e Sociedade, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da pedagoga Larize Kelly.

“O Governo do Estado tem consciência de que, estimular a pesquisa é promover o desenvolvimento, o avanço das áreas de impacto social, neste caso, da melhoria da educação. Com esses incentivos, o Estado tem garantido a publicação de livros e a defesa do direito autoral, fomentado essa motivação”, avaliou.

Na agenda de lançamento, que reuniu colegas e familiares da autora, houve momento de apresentação da trajetória da pesquisadora, contada pela professora do Colégio a UFMA, Aldenora Rezende, e apresentação da obra pelo professor da UFMA, João Bonttentuit, que fez o prefácio do livro.

A pesquisadora explica que há um grande uso das tecnologias digitais em sala, mas, não há a integração destas no cronograma escolar. Para compor a obra, ela conversou com 124 professores do Instituto Federal do Maranhão, IFMA, analisou o Projeto Pedagógico Institucional da entidade, além de 42 planos de ensino e seis planos de curso. “O intuito é analisar até que ponto os professores estavam integrando ou não, os aplicativos de celulares na prática docente. E há diferença do uso, que pode ser feito de qualquer forma e sem propósito educacional; e a integração, é planejada e deve constar no plano pedagógico da instituição”, explica Larizze Serra.

Ela concluiu que os docentes avaliados têm características de que usa e integra, mas, para esta integração de fato, é necessário que haja quatro pilares: infraestrutura, descrição nos documentos macros da instituição, conhecimento específico e formação continuada do docente. “Neste estudo, apontamos as sugestões, fragilidades e possibilidades para que a instituição possa fazer esta integração destas tecnologias digitais no currículo escolar”, reforça.

Larizze Serra enfatiza que, “se a pesquisa não tem uma contribuição para transformar a realidade, ela não tem razão de ser e o trabalho realizado na obra terá continuidade” e acrescenta que, para ela, “é muito mais importante ver esta transformação dos documentos oficiais da instituição e poder contribuir com meu estudo para esta atualização, pois, esse é o objetivo macro de uma pesquisa deste porte e que dá sentido ao fazer pesquisa”.

A obra soma-se a outros mais de 500 títulos, das mais diferentes áreas do conhecimento, que integram o acervo da biblioteca da FAPEMA. Todas são fruto de estudos dos pesquisadores maranhenses e que podem ser adquiridos e consultados pela comunidade acadêmica e população em geral. As obras estão disponíveis de segunda a sexta-feira,  das 17h às 19h, na Biblioteca da FAPEMA, que fica, na rua Perdizes, bairro Renascença.

Perfil

Larizze Serra é graduada em Pedagogia pela UFMA, especialista em Gestão Educacional Integradora pela Faculdade Atenas Maranhense (FAMA) e mestra em Cultura e Sociedade pela UFMA. Atualmente, é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) da UFMA. Atua como pedagoga do IFMA, desde 2015. Tem experiência na área de educação, com ênfase em supervisão, coordenação e gestão escolar, educação à distância, educação em saúde e Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica , na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).