Oficina de Trabalho da Rede Ciência Maranhão reuniu secretários de Ciência e Tecnologia na Fapema

Oficina de Trabalho da Rede Ciência Maranhão reuniu secretários de Ciência e Tecnologia na Fapema
março 28 19:26 2017

redecienciama 1A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) recebeu nesta segunda-feira, dia 27, a Oficina de Trabalho da Rede Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação organizada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que reuniu secretários de Ciência e Tecnologia para tratar sobre uma maior participação dos municípios em programas e projetos para essa área e garantir a participação das prefeituras na Rede Ciência Maranhão, criada pelo Governo do Estado com o objetivo de fortalecer competências locais, apoiar a elaboração de projetos e captação de recursos.

Durante o evento, os secretários tiveram a oportunidade de conhecer melhor os programas da Secti como o “Luminar: Caravana da Ciência”, o Aulão do Enem e o Cidadão do Mundo. Foram entregues 25 kits Ciência, Tecnologia e Inovação aos secretários contendo um tablet, pen drive, caneta a laser e adaptador para computador.

“Eu lembro que em 2015 fizemos uma reunião similar a essa e descobrimos que havia apenas dois secretários de Ciência e Tecnologia em todo o Estado do Maranhão. E hoje aqui com muita felicidade que vemos uma rede se formando e isso se deve muito ao empenho da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação”, destacou o secretário adjunto de Educação Profissional, Tecnológica e Inclusão Social, André Bello, representando do secretário Jhonatan Almada.

redecienciama 2Segundo o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, o governador Flavio Dinho executou o maior programa de investimento em Ciência e Tecnologia da fundação em toda a sua história. “Saímos de uma média de 1800 projetos de pesquisa apoiados no Maranhão – dos quais 1600 eram de São Luís e apenas 200 dos demais municípios – para cerca de 3900 processos apoiados em 2016, onde vemos um grande avanço no número de projetos financiados no interior do Estado”, disse Alex Oliveira.

Além de secretário adjunto da Secti, André Bello, e do diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, também participaram da mesa de abertura do evento o secretário adjunto de Inovação e Cidadania Digital, Nivaldo Muniz, o pró-reitor de Planejamento e Gestão do IEMA, Emanoel Denner, o pór-reitor de Ensino do IEMA, Elinaldo Soares Silva, o pró-reitor de Pesquisa e Extensão do IEMA, Dario Soares, os membros do Comitê de CNC e Tecnologia da Secti, João Batista Ericeira e Raimundo Palhano, e a reitora da UemaSul, Elizabeth Fernandes.

A reunião contou com representantes de 16 municípios maranhenses: São Bento, Coroatá, São Mateus, Codó, Santa Luzia do Paruá, Rosário, Pedreiras, São Luís, Imperatriz, Santa Rita, Grajaú, Bacabal, Gonçalves Dias, Serrano do Maranhão, São José de Ribamar e Pastos Bons.

  Categorias: