Onze alunas da UFMA participam de evento nacional de Jornalismo em São Paulo

Onze alunas da UFMA participam de evento nacional de Jornalismo em São Paulo
novembro 14 09:31 2018

Texto: Frida Medeiros

IMPERATRIZ – Alunas e professores do curso de Comunicação Social- Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, câmpus Imperatriz, participaram do16º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e do VIII Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor). O evento foi realizado entre os dias 7 e 9 de novembro na cidade de São Paulo e contou com a participação de onze alunas da UFMA.

Com o tema “Pesquisa em Jornalismo:
dos conflitos em pauta aos conflitos do campo”, o evento discutiu os modelos inovadores que emergem do caótico cenário midiático e as tensões atuais do jornalismo. As apresentações, mesas e palestras do SBPjor e do JPJor ocorreram nas faculdades FIAM- FAAM  e Anhembi- Morumbi.

Ao todo, 9 artigos foram apresentados por 11 alunos do câmpus de Imperatriz que participaram do congresso.

Para a professora do curso de Comunicação Social- Jornalismo, Michele Massuchin, orientar os trabalhos e participar do evento junto com os alunos foi uma experiência gratificante, que destacou a importância e o lugar da UFMA como uma Universidade que produz pesquisas na área de comunicação e especificamente, na área do jornalismo.

“O SBPJor é nacional e tem pesquisadores de vários lugares do Brasil. Quando conseguimos expor vários dos nossos trabalhos e resultados de pesquisa, conseguimos dar visibilidade não só para os alunos e professores, mas para a Universidade”.

Ainda de acordo com Michele, o apoio do Fundo de Financiamento à Pesquisa foi primordial para a participação dos alunos no congresso. “É importante ressaltar que o apoio que a gente tem do estado com a Fapema, foi fundamental para que a gente conseguisse participar do evento. De todos os alunos, cinco foram diretamente beneficiados com o financiamento. Existe uma distância grande e um custo alto para participar dos eventos, então quando conseguimos esse apoio, conseguimos resultados positivos como esse, inclusive com trabalhos recebendo várias sugestões e elogios e sendo muito bem recebidos no evento”, completa.

A aluna do 7º períodode Comunicação Social- Jornalismo, Nayara Nascimento, participou do evento e conta sobre a experiência.

“Participar do JPJor e  do SBPJor foi enriquecedor porque estive com diversos pesquisadores, discutindo assuntos de grande interesse do Jornalismo. Cada evento tem suas particularidades e acrescentam algo em nossa bagagem”, observa.

Nayara acrescenta que os encontros e as discussões entre pesquisadores de diversos locais possibilitam novas experiências. “A troca de conhecimento entre pesquisadores e pesquisadoras e a pluralidade de ideias permite que tenhamos outros olhares para a pesquisa. Fortalecer os encontros de comunicação é importante para que a pesquisa, tanto na UFMA quanto nas demais instituições, possa crescer ainda mais”, finaliza.

  Categorias: