Oscar da Ciência Maranhense, Prêmio FAPEMA 20 anos celebra pesquisadores com a presença do governador Carlos Brandão

Por Jock Dean 22 de janeiro de 2026

Mais de 400 pessoas participaram da cerimônia que premiou pesquisadores, empreendedores e profissionais de comunicação e homenageou personalidades com Medalha de Honra ao Mérito Científico

Em uma noite histórica, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) realizou a 20ª edição do Prêmio FAPEMA. Com o tema “Inovando o presente, construindo o futuro do Maranhão”, foram premiados 64 pesquisadores e homenageados 9 personalidades. A edição 2025 da premiação, que é considerada o Oscar da Ciência Maranhense, teve o recorde de inscrições destes 20 anos, o que mostra a importância do prêmio para o ecossistema científico, tecnológico e de inovação do Maranhão.

O evento, realizado no Residencial Recepções, bairro Olho d’Água, para um público de cerca de 400 pessoas, contou com a participação do governador do Maranhão, Carlos Brandão. Em seu discurso ele destacou que o desenvolvimento de um estado depende fundamentalmente do investimento em ciência, tecnologia e inovação.

“O Maranhão vivencia um período promissor de sua história, com crescimento, desenvolvimento e aprimoramento de indicadores. Esse progresso é impulsionado pelos investimentos em ciência, tecnologia e inovação. Em 2024, o Maranhão alcançou o terceiro maior investimento em pesquisa entre os estados do Brasil. Já em 2026, reajustamos o valor das bolsas, totalizando mais de 8,6 milhões em novos investimentos, superando os valores pagos pelo CNPq e a Capes. O Prêmio FAPEMA representa um estímulo para que os pesquisadores continuem a apresentar projetos de excelência e a alcançar resultados significativos”, pontuou Brandão.

O presidente da Fundação, Nordman Wall, abriu o evento e frisou que as duas décadas da premiação representam maturidade e a consolidação de um projeto que reconhece e valoriza a pesquisa, a ciência, a tecnologia e a inovação.
“Ao longo desses 20 anos, a FAPEMA apoiou inúmeros projetos, contribuiu para a formação de novos cientistas e impulsionou soluções inovadoras para os desafios do nosso estado. As pesquisas vencedoras do Prêmio FAPEMA são a prova concreta desse trabalho, mas não são as únicas. Hoje, temos cerca de quatro mil pesquisadores desenvolvendo estudos com o apoio financeiro do Governo do Estado, em todas as áreas do conhecimento e em todas as regiões do Maranhão”, assinalou Nordman Wall.

Destaque para a qualidade da produção científica

Olival Freire Junior, diretor-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), afirmou que o prêmio cumpre o papel fundamental de destacar, tanto para a sociedade quanto os premiados, a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Olival Freire Junior foi um dos 9 homenageados com a Honra ao Mérito Científico, distinção instituída pela Resolução nº 06, de junho de 2024, que constitui a mais alta honraria científica do estado.

“O Prêmio FAPEMA, com seus 20 anos de história, destaca-se como um reconhecimento de grande importância para o Maranhão e o Brasil. Recentemente, a cooperação entre a FAPEMA e o CNPq resultou no acréscimo de 40 novos bolsistas de produtividade, que se destacam pela alta capacidade de produção científica e criatividade. Anteriormente, o estado contava com aproximadamente 100 bolsistas com esse perfil, e agora, graças a essa parceria, há um aumento significativo, passando para 140”, enfatizou Olival Freire Junior.

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Walter Canales, afirmou que a premiação é um justo reconhecimento da dedicação dos pesquisadores. “Por meio de suas pesquisas e em colaboração com seus alunos de mestrado, doutorado e iniciação científica, ou em projetos individuais, eles contribuem significativamente para o Maranhão. Destaco ainda a participação de pesquisadores da Uema entre os premiados, que representam toda a nossa comunidade acadêmica ao mesmo tempo que reforçam parceria entre as duas instituições”, declarou.

Já o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho, informou que a FAPEMA tem sido um importante agente de fomento no estado. “A UFMA, ao ser novamente agraciada com prêmios a seus pesquisadores, verifica o reconhecimento da relevância das pesquisas realizadas por nossos pesquisadores. Parabenizo os pesquisadores premiados e asseguro que estamos constantemente estreitando nossa parceria com a Fundação, a fim de proporcionar um ambiente propício para que suas pesquisas sejam desenvolvidas com a mais alta qualidade e excelência”, enfatizou.

Premiados celebram conquistas

Para os vencedores o Prêmio FAPEMA mostra o reconhecimento público pelo trabalho de pesquisa. “Os editais da FAPEMA são elaborados com a participação dos pesquisadores que escolhem as áreas prioritárias e elaboram os projetos, levando em conta os problemas sociais, educacionais e de saúde que precisam de maior entendimento para serem combatidos. A pesquisa levanta esses dados e aponta soluções para esses desafios e são estes resultados que o prêmio reconhece”, disse Valéria Cristina Soares Pinheiro afirmou, uma das premidas na categoria Pesquisador Destaque FAPEMA 20 Anos.

Ainda no começo da jornada, Pedro Gabriel Dias Coêlho, um dos vencedores da categoria Jovem Cientista, comentou que ser premiado representa uma importante validação do seu trabalho. “Após períodos dedicados à análise de dados, elaboração de relatórios e artigos, é comum nos questionarmos a relevância e o impacto social de nosso trabalho, algo que nem sempre é mensurável. A conquista de um prêmio como este confirma que estamos trilhando o caminho correto”, comemorou.

Para os homenageados, a noite também foi de celebração como para Alberto Rangel, que recebeu a Honra ao Mérito Científico em nome do seu avô, Ignácio Rangel, que desde outubro do ano passado dá nome ao repositório científico da Fundação. “Para mim e toda a nossa família é uma grande honra receber esta homenagem em nome do meu avô, pois representa que o legado que ele deixou no Maranhão segue gerando resultados até hoje”, agradeceu.

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoa e coordenador da Câmara Temática de Ciência e Fomento ao Conhecimento, Fábio Guedes Gomes, que foi homenageado com a Medalha de Mérito Científico e Teológico do Maranhão também destacou a relevância do prêmio.

“Receber esse mérito da FAPEMA é uma honra imensa. Este reconhecimento nos orgulha e comprova a importância e o peso da ciência, da pesquisa e do fomento ao conhecimento como pilares para o desenvolvimento social e humano. Divido essa homenagem com todos que acreditam no poder transformador da educação e da pesquisa no Brasil e parabenizo a Fapema pelos seus 23 anos de empenho para o fortalecimento do ecossistema científico maranhense”, ressaltou Fábio Guedes.

Prêmio FAPEMA 2025

Esta edição da premiação trouxe três novidades: as categorias Pesquisador Destaque Fapema 20 Anos e Empreendedorismo; além da reformulação da categoria Jornalismo Científico, que passou a se chamar Comunicação Científica, ampliando a valorização da divulgação científica na imprensa maranhense.

As categorias tradicionais Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Comunicação Científica, Inovação Tecnológica e Popvídeo Ciências, esta última, aproximando a produção acadêmica do público por meio de vídeos curtos e criativos, também foram premiadas.

Os premiados recebem diploma, troféu e premiação em valores garantidos pelo Governo do Estado, que somam R$ 300 mil. Já os finalistas não premiados receberão Certificado de Menção Honrosa que será disponibilizado on-line na plataforma de eventos da Fundação.

A importância do prêmio para a comunidade acadêmica foi ratificada por números expressivos. Foram registrados, ao longo destas duas décadas, 4 mil inscritos, um recorde histórico que demonstra o prestígio da FAPEMA entre pesquisadores de todas as regiões do estado.

Veja a lista de homenageados e premiados desta edição:

Homenageados com a Honra ao Mérito Científico:

Premiados:

Acesse o link das fotos do Prêmio Fapema 2025