Palestra da Fapema abre os trabalhos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMA- Campus Caxias

Palestra da Fapema abre os trabalhos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFMA- Campus Caxias
novembro 05 16:04 2021

Na noite da última quarta-feira (03/11) o Diretor-Presidente da FAPEMA, Professor André Santos, ministrou a palestra de abertura da 18º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e 7º Seminário de Iniciação Científica do IFMA- Campus Caxias. O Evento foi realizado de forma online e a transmissão, que já conta com 300 visualizações, está disponível na íntegra no Canal Oficial do Youtube do IFMA Caxias.

O Diretor da Fapema, seguindo o tema central do evento: “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta” e utilizando da sua própria experiência como pesquisador, falou sobre o tema: “Estudos Ambientais com o uso de Geotecnologias”. O Professor André Luís possui Graduação em Construção Civil pelo então Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (CEFET-MA), Mestrado em Engenharia de Eletricidade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e Doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, André Santos é Professor do Departamento de Computação do IFMA e do Mestrado em Geografia da UFMA.

Durante a sua palestra , o Professor André explicou como o desenvolvimento tecnológico e a atuação conjunta de pesquisadores de diversas áreas otimizaram o processo de coleta de dados. As geotecnologias, como o próprio nome sugere, são tecnologias para coleta, processamento, análise e disponibilização de dados com referência geográfica. Com o auxílio das novas tecnologias, como GPS, simulações de computador, imagens de satélite e até mesmo o uso de quadriciclos e drones, os pesquisadores do Maranhão realizaram importantes estudos, cujos dados coletados são de interesse público: com o uso destas tecnologias é possível identificar, por exemplo, níveis de erosão ou mesmo prever quais regiões são mais suscetíveis a alagamento no caso de um aumento no nível do mar.

 

Texto: Laércio Diniz | Núcleo de Difusão Científica da Fapema (NDC)

  Categorias: