Prêmio FAPEMA 2013: Pesquisa busca tratamento natural para a leishmaniose tegumentar

Prêmio FAPEMA 2013: Pesquisa busca tratamento natural para a leishmaniose tegumentar
novembro 05 13:56 2013

Foto.texto.2.Leishmania brasiliensisA leishmaniose tegumentar, doença que tem afetado a população brasileira, sobretudo nas áreas de intensa vegetação, é o objeto da pesquisa vencedora do Prêmio FAPEMA 2013, na categoria Pesquisador Sênior, modalidade Ciências Agrárias, desenvolvida pela professora doutora Ana Lúcia Abreu Silva.

O estudo teve como objetivo estudar as características da leishmaniose tegumentar buscando a cura da doença. Além disso, avaliou o potencial do noni (Morinda citrofolia), planta que apresentou propriedades de combate à doença. De acordo com a pesquisadora, esse estudo experimental da leishmaniose pode proporcionar, em longo prazo, o desenvolvimento de vacinas e fármacos que combatam e até previnam a doença.

Nos testes realizados, a equipe observou que os camundongos, utilizados nos testes, que foram tratados com extrato de noni apresentaram significativa melhora. Porém, a professora Ana Lúcia afirma que ainda há a necessidade da realização de análises em outras espécies de animais para que se chegue ao tratamento com a planta no ser humano.

A cerimônia de entrega do Prêmio FAPEMA 2013 acontece dia 25 de novembro no Teatro Artur Azevedo.

  Categorias: