Pesquisa de Chapadinha beneficiará produtores rurais

setembro 23 18:52 2009

Pesquisa coordenada pela professora Rosane Claudia Rodrigues, FOTO3do curso de Zootecnia do Campus de Chapadinha, irá beneficiar produtores rurais da região do Baixo Parnaíba que utilizam gramíneas e leguminosas como base da alimentação animal.  “O objetivo do projeto é avaliar o comportamento dessas plantas forrageiras e, a partir de um diagnóstico, recomendar o manejo mais adequado para os produtores”, diz Rosane.

 

O projeto – denominado “Morfogênese e Características Estruturais da Brachiaria Brizantha cv. Marandu no Baixo Parnaíba” – está entre os selecionados de 2008 no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica da FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão) e tem a participação de dois bolsistas: Daurivane Rodrigues Souza e Geyhandson Santos de Lima.

 

Além dessa pesquisa, Rosane Rodrigues orienta mais três experimentos: “Avaliação de Cultivares de Mandioca (Manihot esculenta Crantz), para a Alimentação de Ruminantes no Baixo Parnaíba”; “Estudo do Capim-elefante Roxo (Pennisetum purpureum) Submetido à Adubação Orgânica e Mineral” e “Avaliação agronômica do capim Xaraés sob doses crescentes de nitrogênio”. Todos os projetos são desenvolvidos no setor de forragicultura do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UFMA de Chapadinha.

 

Em casa-de-vegetação (estufa), a pesquisadora desenvolve mais cinco experimentos envolvendo espécies do gênero Brachiaria (Mulato e Xaraés), Cynodon (tifton-85), Stylosanthes (Campo Grande) e Sorgo. Os trabalhos são desenvolvidos em parceria com o professor Dr. Henrique Nunes Parente, do curso de Zootecnia. Para o bolsista Geyhandson Lima, a participação nesses projetos é muito importante, pois contribui para ampliar sua formação acadêmica. “A pesquisa permite compreender na prática tudo aquilo que é ensinado em sala de aula”, declarou.

 

FOTO10Além de Geyhandson e Daurivane, outros alunos do CCAA participam como bolsistas: Leones Costa dos Santos (Fapema), Samy Emanuelle Cavalcante e Adão Ronildo do Carmo (CNPq) e Maria da Conceição Linhares (UFMA). Durante atividades de campo, bolsistas e alunos voluntários aprendem todo o manejo, desde o preparo do solo até a época ideal para o corte das forrageiras que serão usadas na alimentação dos animais”.

 

A professora Rosane Cláudia Rodrigues é Zootecnista, com mestrado e doutorado pela USP. Trabalha há 01 ano no Campus da Chapadinha. Sempre atuou na área de forragicultura e pastagens. Antes de assumir a vaga no CCAA, Rosane trabalhava na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), inicialmente como bolsista PRODOC da capes e posteriormente como DCR/FAPEMAT/CNPQ. Nesse mesmo período, atuou e ainda atua no programa de Pós Graduação em Ciência Animal.

 

Rosane Cláudia Rodrigues também coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Forragicultura e Pastagens no MA (FOPAMA). O grupo é composto por professores de várias instituições do país, entre elas a USP (Universidade de São Paulo), UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), UFT (Universidade Federal do Tocantins) e a própria UFMA, além de vários colaboradores da EMBRAPA.

 

Além da pesquisa, o FOPAMA também desenvolve atividades de extensão. No dia 15 de maio deste ano, foi realizado o “I Dia de Campo” no CCAA, como parte das comemorações do dia do zootecnista. O evento contou com uma ampla participação de alunos e professores de todos os cursos da UFMA, além de técnicos do SEBRAE, MASUL e outros segmentos. Para esse semestre já está agendado o I Workshop e II Dia de Campo, que acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro. Segundo Rosane, esse projeto foi submetido a FAPEMA, no edital de Apoio a Realização de Eventos Científicos (AREC) visando pleitear recursos para a realização do evento.

 

Mais informações sobre as linhas de pesquisa e sobre o grupo FOPAMA podem ser obtidas no site: www.fopama.ufma.br e pelo e-mail da professora rosanerodrig@gmail.com

  Categorias: