Pesquisa incentiva alunos a seguirem carreira em Química

Pesquisa incentiva alunos a seguirem carreira em Química
junho 18 11:56 2013

FOTO QUÍMICA

Hoje, 18 de junho, é comemorado o Dia do Químico. Mas, será que essa profissão, tão fundamental para vários setores, da agricultura à medicina, tem sua importância devidamente reconhecida?

Vendo o pequeno interesse, principalmente por parte dos estudantes, pelo estudo da Química, o professor Jurandir Santos Pereira está realizando desde fevereiro deste ano uma pesquisa que utiliza o biodiesel, o diesel e a gasolina para o ensino da Química Geral em sala de aula. “O trabalho ajuda os alunos a entenderem, na prática, como a Química funciona. Em laboratório, eles observam as propriedades desses combustíveis e calculam a densidade, a viscosidade, o ponto de ebulição e o de fusão, por exemplo”, explica.

O objetivo de Jurandir Pereira, no entanto, vai além de estimular a curiosidade dos alunos. Ele quer despertar o interesse de seus discípulos pela graduação na área de Química Licenciatura ou Bacharelado.

O professor desenvolve esse trabalho com alunos do Liceu Maranhense e do Centro Integrado do Rio Anil (CINTRA), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, por meio do Programa Maranhão Faz Ciência – Prociência, que estimula a participação de professores e estudantes de escolas públicas em projetos de pesquisa científica e tecnológica.

Felipe do Carmo é um desses estudantes. Aluno do CINTRA, ele conta que sempre gostou de Química, mas confessa que o contato com a disciplina na prática é muito mais interessante. “Está sendo uma experiência ótima. Estou conhecendo muitas coisas novas”, diz.

E não é que os esforços do professor já estão surtindo efeito? “Tenho notado um interesse muito grande dos estudantes que participam da pesquisa. Um deles acabou de passar no vestibular para Química no IFMA. Outro já decidiu! Quer cursar Engenharia Química”, comemora Jurandir, apostando no futuro da profissão.

  Categorias: