Pesquisa produzida no Maranhão ganha destaque com publicação em revista internacional

Por Elizete Silva 14 de março de 2023

Subprodutos criados a partir do resíduo de mandioca e que servem à indústria farmacêutica e alimentícia são foco da pesquisa ‘Hidrólise do resíduo de mandioca (Manihot esculenta Crantz) usando uma zeólita natural Estilbita-Ca como catalisador’. O trabalho, desenvolvido pela doutoranda em Química, Fiama Martins, foi publicado na Bioresource Technology Reports, revista de referência na divulgação de artigos no segmento. O estudo, que foi tese do mestrado em Química da pesquisadora, contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) para ser realizado.

Trabalhos apoiados pela Fundação e reconhecidos em publicações, sejam nacionais ou internacionais, são de grande importância e referência para o segmento no Maranhão, aponta o presidente da FAPEMA, Nordman Wall. “Nosso sentimento é de satisfação pelo avanço e êxito dos pesquisadores maranhenses e, sobretudo, aqueles que têm apoio da fundação. Nos deixa orgulhosos saber de suas conquistas e do significado que a FAPEMA tem em suas vidas”, ressaltou o presidente da Fundação.

Nordman Wall destacou o impacto desse alcance para o segmento da pesquisa científica no estado. “Entendemos que publicações desta natureza só trazem resultados positivos e reforçam uma forte política de apoio a este setor, no Maranhão. Portanto, parabenizamos a pesquisadora Fiama Martins pela conquista que destaca seu trabalho e, também, a instituição maranhense mundo afora. Nesse sentido, a FAPEMA cumpre, sempre com muito compromisso e comprometimento, a importante missão de alavancar as pesquisas e os pesquisadores maranhenses”, reiterou o presidente da FAPEMA.

Na publicação internacional, o trabalho foi divulgado com o nome ‘Hydrolysis of cassava’s (Manihot esculenta Crantz) waste polysaccharides using the natural zeolite Stilbite-Ca as catalyst’ e pode ser acessado no link: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2589014X23000555. A revista Bioresource Technology Reports publica trabalhos sobre inovações em fontes biológicas com foco na valorização de biomassas, aproveitamento energético e desenvolvimento sustentável.

“Essa foi a segunda publicação do meu mestrado e, quando recebi o aceite, senti a sensação de trabalho concretizado. A nível pessoal, a publicação representa a importância do trabalho em equipe e da liderança. Durante o processo de submissão, aprendemos e aprimoramos nosso artigo com as sugestões e correções dos revisores. A principal coisa que aprendi é que não se faz ciência sozinho. Estamos sempre tendo ajuda, seja do nosso colega de laboratório ou de um revisor que nem conhecemos”, destaca Fiama Martins, que é doutoranda em Química na Universidade Federal de São Carlos.

Fiama Martins pontuou, ainda, a importância do apoio da FAPEMA nessa e em outras pesquisas que realizou. “A FAPEMA financia as minhas pesquisas desde a iniciação científica e é uma agência de fomento que tem crescido muito. Sou extremamente grata e tenho orgulho de ainda hoje, no doutorado, contar com o suporte da instituição”, afirmou a pesquisadora.

Texto: Sandra Viana