Pesquisador apoiado pela FAPEMA vai concorrer a prêmio Jovem Investigador em Portugal

Pesquisador apoiado pela FAPEMA vai concorrer a prêmio Jovem Investigador em Portugal
janeiro 15 19:32 2013

Um experimento maranhense vai cruzar as fronteiras para participar do 5º Congresso Nacional de Biomecânica (CNB) que acontece Portugal, entre os dias 8 e 9 de fevereiro. No evento será apresentado o trabalho que prevê a “Otimização de uma cadeira de rodas motorizada e desenvolvimento de uma bancada experimental para analisar seu desempenho funcional”. Este projeto foi desenvolvido pelo professor Keyll Martins e pelo pesquisador Samuel Franco do Nascimento, que vai concorrer na categoria “Jovem Investigador”.

O projeto da cadeira de rodas motorizada é desenvolvido pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e recebeu por dois anos o apoio do governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), através de bolsa auxílio para o pesquisador de iniciação científica Samuel Franco. O objetivo do projeto é auxiliar o portador de deficiência adotando uma tecnologia que o auxilie oferecendo conforto e proporcionando maior mobilidade.

O Congresso de Biomecânica vai premiar os trabalhos que contribuíram com o progresso na investigação em diversas áreas da Biomecânica. Esses projetos têm conduzido ao desenvolvimento de importantes aplicações com relevância nos domínios da medicina, do desporto, da ergonomia, da biologia, entre outros. O Congresso acaba sendo um fórum para a discussão na comunidade científica de membros que se dedicam ao trabalho nessas áreas e acabam tendo a oportunidade para compartilhar suas investigações.

No caso da cadeira de rodas motorizada, o orientador do projeto, professor doutor Keyll Martins, explica que ela é uma adaptação da cadeira de rodas convencional que recebe recursos tecnológicos implantados em uma plataforma. “Nós acrescentamos nela um motor elétrico, uma bateria, um sistema de transmissão e um circuito de controle de velocidade”. Indicado pela primeira vez em uma categoria internacional com o seu projeto, ele comemora o fato do seu orientando, o pesquisador Samuel Franco, poder concorrer ao prêmio de € 1.000,00 (mil euros).

O 5º Congresso Nacional de Biomecânica (CNB 2013) terá lugar no Fórum de Arte e Cultura de Espinho, em Espinho, Portugal. “Mais do que a premiação, acho que o importante é a participação maranhense o reconhecimento da ciência que nós fazemos. E nesse sentido a Fapema também teu seu papel primordial na difusão dessa informação e na contribuição apoiando nossos projetos”, afirma Keyll Martins.

 

 

  Categorias: