Pesquisador do Inpa ganha prêmio nacional de farmacologia

Pesquisador do Inpa ganha prêmio nacional de farmacologia
novembro 16 11:30 2009

O pesquisador Sílvio Manfredo Vieira, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCT), foi agraciado com o Prêmio José Ribeiro do Valle, considerado o mais importante prêmio em Farmacologia brasileira para jovens cientistas. A premiação foi no 41º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, realizado de 17 a 20 de outubro, em Ribeirão Preto (SP).

O trabalho, intitulado O receptor de recognição/ reconhecimento Intracelular padrão NOD2 é fundamental para o desenvolvimento de artrite, pretendeu estudar o receptor NOD2 (domínio de oligomerização vinculado ao nucleotídeo, membro 2), que, segundo o pesquisador, é capaz de identificar componentes bacterianos e substâncias endógenas produzidas pelas células do sistema imune que contribuem para a inflamação do tecido sinovial articular.pesquisador_premiado_inpa

A pesquisa, que realizou teste em camundongos, apresenta, segundo Vieira, resultados positivos com subsídios para a elaboração de novos medicamentos.

“Os resultados levam a propor a sinalização do NOD2 como um novo alvo para o desenvolvimento de novos medicamentos para controlar a artrite reumatóide, os quais poderão melhorar a qualidade de vida dos enfermos”, afirmou.

A descoberta, inovadora na área, pode ainda significar, por meio da compreensão da participação do NOD2 no processo inflamatório da artrite reumatóide, uma possibilidade de criação de fármacos direcionados a atuar com o “receptores”, interrompendo a produção de mediadores inflamatórios pelas células encontradas na membrana sinovial dos pacientes.

O trabalho foi desenvolvido por Vieira em parceria com os pesquisadores Thiago M Cunha, Larissa Pinto, Johny Berlink, Dario Zamboni, e Fernando Cunha.

  Categorias: