Pesquisador maranhense cria aplicativo que traduz cardápio para turistas

Pesquisador maranhense cria aplicativo que traduz cardápio para turistas
junho 06 13:48 2013

BabelMark2 edit
Entrar em um restaurante e fazer um pedido sem entender nada do que está escrito no cardápio. Essa é uma das dificuldades encontradas por turistas estrangeiros quando chegam em um país cuja a língua é desconhecida por eles. Pensando neste problema, o Laboratório de Convergência de Mídias (LABCOM) em parceria com o grupo de pesquisa em Comunicação e Tecnologias Digitais (Comtec), ambos da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, está desenvolvendo um aplicativo para tablets e smartphones chamado Babel que tem a capacidade de traduzir textos para diversas línguas. A intenção da equipe é submeter o projeto ao edital TECNOVA da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA.

A idéia para o desenvolvimento desse aplicativo surgiu por conta dos importantes eventos que serão sediados no Brasil e que trarão muitos turistas estrangeiros ao nosso país, como a Copa das Confederações, em junho deste ano e a Copa do Mundo em 2014. O professor Márcio Carneiro, coordenador do Labcom, afirmou que a barreira linguística foi identificada por sua equipe como um problema para a estadia de estrangeiros no Brasil durante estes eventos.

O aplicativo tem a função de traduzir, por exemplo, o cardápio para a língua do estrangeiro visitante e sua utilização é bastante simples, como contou Márcio, “o Babel é simples de ser utilizado, basta apontar a câmera de um tablet ou smartphone para o texto a ser traduzido, que a aplicação traz esse mesmo texto em forma de áudio na língua escolhida pelo usuário”, disse.

As informações sobre o Babel repercutiram nacionalmente por meio da série Vamos Fazer Bonito, do Fantástico, que trata sobre os problemas que os turistas poderão enfrentar nos grandes eventos que acontecerão no Brasil. A série indicou o Babel como solução para problemas de tradução em restaurantes. Confira a matéria no link http://migre.me/eTJiF.

O professor Márcio Carneiro contou que o Labcom trabalha na execução de projetos que envolvem comunicação e tecnologia e que antes do Babel a equipe já havia desenvolvido outro projeto com apoio do edital PAPPE, da FAPEMA: O T-Autor, um programa que possibilita a criação de aplicativos de interatividade para a TV digital.

Sobre o Babel, Márcio Carneiro contou que para que ele possa entrar em uma linha de produção real, ainda é necessário um maior investimento na aquisição de servidores capazes de suportar a demanda pelo aplicativo. Por isso pretende submeter o projeto Babel ao edital TECNOVA da FAPEMA que será lançado em breve. O TECNOVA é um edital que tem o objetivo de apoiar projetos inovadores de micro-empresas e empresas de pequeno porte. A previsão do TECNOVA é contemplar de 10 a 33 empresas, que poderão solicitar de R$ 120 a R$400 mil para a realização de seus projetos na área da inovação tecnológica.

  Categorias: