Pesquisador maranhense tem artigo publicado em revista científica internacional

maio 29 09:41 2018

Com o objetivo de analisar as preferências musicais de estudantes brasileiros, considerando as variáveis ​​de gênero e religião, o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), João Quadros, juntamente com outros pesquisadores, desenvolveu o projeto “Preferências musicais de estudantes de ensino médio de escolas estaduais em São Luís-MA”. Esse trabalho é resultado de uma pesquisa financiada pelo EDITAL FAPEMA Nº 001/2013 – UNIVERSAL e que foi publicada recentemente na revista científica Musicae Scientiae por meio de artigo científico intitulado Gender and religion as factors of individual differences in musical preference.

No desenvolvimento da pesquisa, a equipe utilizou amostragem aleatória, selecionou alguns jovens de cada turma do ensino médio de 10 escolas públicas da cidade de São Luís (Brasil). Segundo o artigo, a amostra total do estudo foi composta por 658 estudantes: 358 do sexo feminino (54,4%) e 300 do sexo masculino (45,6%). Destes, 343 (52,1%) eram protestantes e 315 (47,9%) eram católicos, e sua idade variava de 14 a 19 anos.

A metodologia realizada pelos pesquisadores solicitou que os participantes avaliassem com que frequência ouviam 19 estilos diferentes de música. Os resultados gerais indicaram que as preferências musicais dos participantes foram fortemente influenciadas pela mídia de massa. Em relação à religião, os protestantes tiveram preferência mais forte pela música gospel, enquanto as católicas eram mais diversificadas.

Sobre o pesquisador

João Fortunato Soares de Quadros Júnior é Pós-doutor em Psicologia Evolutiva e de La Educación pela Universidad de Granada (Espanha). Doutor Internacional em Educação Musical e Mestrado em Educação Musical pela Universidad de Granada (Espanha). Mestre em Música pela Universidade Federal da Bahia. Graduado em Artes/ênfase em Música pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) e do Departamento de Música, ambos da Universidade Federal do Maranhão. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa “Arte, Cultura e Educação”. Coordenou o Núcleo de Humanidades da UFMA entre os anos 2014 e 2017, realizando duas edições do Encontro Humanístico. Coordenou o XII Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) no ano de 2014, obtendo número recorde de participantes. É professor colaborador do Máster Oficial “Educación Musical: una perspectiva multidisciplinar”, da Universidad de Granada (Espanha). É autor de diversas publicações científicas indexadas em diferentes periódicos de reconhecido prestígio internacional, indexados no SSCI, A&HCI, SCOPUS e SCIELO, além de publicações de livros e capítulos de livros dentro da área de Ciências Humanas e Sociais. “

Acesse AQUI o artigo na íntegra.

  Categorias: