Pesquisador mexicano e professor da USP dão palestra no Campus de Chapadinha

Pesquisador mexicano e professor da USP dão palestra no Campus de Chapadinha
novembro 25 18:56 2011

foto_ivan22O Laboratório de Parasitologia Animal do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais de Chapadinha (CCAA/UFMA) promoveu, nesta quinta-feira (24), no auditório do prédio novo, a palestra “Relação nutrição e parasitos em pequenos ruminantes”, proferida pelos professores Felipe Torres Acosta, da Universidade de Yucatan-México, e Helder Louvandini, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura – CENA, Universidade de São Paulo (USP). 

Durante o encontro, o professor Felipe Torres Acosta abordou várias questões relacionadas à nutrição de caprinos e ovinos, destacando o papel da nutrição no combate aos helmintos de pequenos ruminantes. Já o professor Helder Louvandini mostrou as linhas de pesquisas do Centro de Energia Nuclear na Agricultura – CENA para o grupo de Chapadinha, com o intuito de estabelecer um intercâmbio entre alunos e pesquisadores locais. 

“Nosso objetivo é buscar a integração entre diversas áreas de conhecimento, no sentido estreitar relações entre os pesquisadores e ver as possibilidades de se trabalhar em conjunto”, destacou o professor Dr. Helder Louvandini. Helder trabalha com nutrição de ruminantes, envolvendo aspectos ligados à nutrição e parasitologia, reprodução e metabolismo de minerais. Para ele, não basta apenas alimentar o animal, mas é importante também saber “qual a qualidade do produto que será oferecido, como a carne e o leite vão chegar ao consumidor. Tudo isso passa pela nutrição”.

Para Suzana Gomes Lopes, doutoranda em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia-Renorbio, a palestra foi muito importante para orientar pesquisadores e apontar algumas soluções que os zootecnistas podem utilizar durante o manejo. “Para os zootecnistas que vão mexer com manejo, que vão para as fazendas orientar os produtores, é bom saber que existe mais uma arma contra os helmintos, porque realmente isso está se tornando um problema”, afirmou. 

A palestra foi organizada pelo professor Lívio Martins, do CCAA, e contou com a presença de professores, alunos e pesquisadores dos cursos de Zootecnia, Ciências Biológicas e Agronomia do Campus de Chapadinha.

 

  Categorias: