PESQUISADORA FAPEMA TEM ARTIGO PUBLICADO EM REVISTA AMERICANA

PESQUISADORA FAPEMA TEM ARTIGO PUBLICADO EM REVISTA AMERICANA
dezembro 17 18:06 2012

 

mutucaaA pesquisadora da FAPEMA, Dayse Willkenia de Almeida Marques descobriu uma nova espécie de inseto, a Protosilvius gurupi, conhecida popularmente como “mutuca”. O artigo que descreve essa descoberta foi publicado na revista americana Zookeys, periódico de influência na divulgação científica internacional. A pesquisadora faz parte do Programa de Pesquisa em Biodiversidade.

A “mutuca” (Protosilvius gurupi) é uma espécie de inseto hematófago, ou seja, se alimenta de sangue. A nova espécie foi encontrada na Reserva do Gurupi, que se localiza próxima ao município de Carutapera, a 570 km de São Luís. A REBIO do Gurupi é uma área que tem 271.197,51 hectares e acolhe uma intensa biodiversidade de fauna e flora. Entre as espécies de animais presentes na região estão a onça pintada (Panthera onca), o gato maracajá (Leopardus wiedii), 21 espécies de aves, 4 de mamíferos considerados em extinção, entre outras.

Para Francisco Limeira de Oliveira, orientador do projeto, ter esse artigo publicado em uma revista de impacto internacional, como a Zookeys, é de extrema relevância para dar visibilidade ao seu grupo de pesquisa. “Isso é um resultado muito positivo para a pesquisa, o fato de conseguirmos publicar numa revista de impacto e penetração internacional muito grande como a ZOOKEYS”, disse. O orientador falou ainda da importância das agências de fomento à pesquisa científica, como a FAPEMA para o desenvolvimento de projetos. “Quando as agências de fomento concedem as bolsas estão cumprindo um papel muito importante, tanto no social, quanto dentro da ciência, que estimulam o aluno a se aventurar no campo da pesquisa científica”.

A nova espécie foi encontrada mais especificamente no município de Centro Novo do Maranhão, dentro da Reserva do Gurupi (REBIO do Gurupi). A pesquisa teve a duração de dois anos e dentro desse espaço de tempo, muitas barreiras foram encontradas pelos pesquisadores, tais como, a difícil locomoção (estradas com lamaçais e atoleiros) e ainda, a ameaça de pessoas que extraem, de forma ilegal, os recursos naturais da região.

A FAPEMA, visando à preservação e a sustentabilidade, apóia um grupo de pesquisa da biodiversidade na Amazônia Legal. O projeto é chamado de BIONORTE e tem como principal objetivo desenvolver projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. A Rede é integrada por instituições focadas na biodiversidade e biotecnologia da Amazônia Legal.

 

 

 

И еще, "Психология бизнеса книги"Аретино, в нашем с вами контракте "Скачать темы для windows 7 сталкера"не предусматривается эксклюзивное право на использование представленного вами материала.

Да ладно, пришел "Скачать bomfunk mc s"в себя отшельник.

Я, наверное, с "Электронная книга citizen e600"час пытался узнать что-нибудь об "Игры для электронной книги бесплатно"их природе, но они сопротивлялись Логрусову зондажу.

Я "Скачать романтическую музыку"задумался над тем, сколько времени я смогу продержаться.

И у них "Скачать пародия на песни"были для этого все основания, "Сектор газа восставшие из ада скачать"признал я, припомнив Демонову войну и многочисленные вендетты, бушевавшие среди "Обложка для электронной книги сони"демонов накануне той войны.

Он "Книга медицина пророка"медленно прижался к боковой стене норы.

  Categorias: