Pesquisadoras lançam livro sobre língua e literatura

Pesquisadoras lançam livro sobre língua e literatura
junho 14 14:39 2016

capa-livroA publicação já sendo utilizada em trabalhos acadêmicos do Centro de Estudos Superiores de Balsas

Discutir, analisar e, principalmente, fazer com que o leitor se interesse pelas temáticas relacionadas à linguística e à literatura. Essa é uma das propostas do livro Estudos LinguísticosLiterários: reflexões teóricas e práticas resultado do esforço das professoras Maria Célia Dias de Castro, Ana Cristina Carvalho Teixeira de Brito e Gisélia Brito dos Santos, as três da Universidade Federal do Maranhão, que foram autoras e organizadoras. A publicação contou, ainda, com a colaboração das pesquisadoras Ana Patrícia Martins, Laíra de Cássia Ferreira Maldaner, Marcia Meurer Sandri, Marta Facco Piovesas e Suzam Cleyde Martins Figuerêdo.

Para publicação, as autoras contaram com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), por meio da linha Popularização da Ciência, no âmbito do programa Ciência. O livro foi lançado no município de Balsas e contou com a presença de pesquisadores, autoridades políticas locais, diretores e coordenadores de universidades, como o diretor do CESBA da Universidade Estadual do Maranhão, Luciano Façanha Marques, e o Diretor da Unibalsas, Francisco Honaiss, além de vários empresários da cidade.

De acordo com as pesquisadoras, a presença marcante de professores ao lançamento de Estudos LinguísticosLiterários foi um indicativo de que a publicação poderá contribuir na formação de docentes e de discentes desta região. “Mas também fomos surpreendidas pela grande presença de pessoas fora da esfera acadêmica, o que nos deixa muito satisfeitas”, revela Maria Célia Dias de Castro.

Segundo Ana Cristina Carvalho Teixeira de Brito, o livro proporciona uma ampliação e um aprofundamento do conhecimento sobre a linguagem, pois reúne teoria e prática dando a ambas o seu devido valor. “Podemos perceber que nossos objetivos estão sendo alcançados, pois identificamos que os estudos contidos na publicação estão contribuindo na promoção das aptidões e no estímulo do crescimento profissional dos professores colaboradores e das demais pessoas que estão tendo acesso à obra”.

Já Gisélia Brito dos Santos destaca que a importância da publicação já se reflete na esfera acadêmica com a utilização dele nas disciplinas do curso de Letras e no Cursinho Pré-Vestibular do CESBA, o que é possível, segundo a pesquisadora, por o livro difundir informações conforme proposta dos novos paradigmas da ciência e da educação, prezando pela interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. “O maior benefício é a divulgação de saberes relevantes para o desenvolvimento cultural e social de nossos colegas professores e alunos, no âmbito de nossa região”, ressalta.

Além de já estar sendo utilizado para pesquisas, Estudos LinguísticosLiterários: reflexões teóricas e práticas também já está sendo distribuído para as bibliotecas locais. Está programada ainda uma Sessão de Autógrafos no V Seminário de Ciências, Culturas e Linguagens e III Semana de Letras do CESBA, assim como na Semana de Ciência e Tecnologia da UFMA Campus Balsas.

  Categorias: