Pesquisadoras recebem Prêmio Mulher Cientista 2009

Pesquisadoras recebem Prêmio Mulher Cientista 2009
maio 28 15:24 2009
med_copy_copy_copy_copy_copyPremiação será conferida nas categorias Jovem Pesquisadora e Pesquisadora Sênior

Lançado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN) para dar visibilidade à atuação de mulheres na área da ciência e tecnologia no RN, o Prêmio Mulher Cientista 2009 será entregue quinta-feira,16 pela governadora Wilma de Faria às ganhadoras escolhidas.

O Troféu, criado pelo artista plástico Guaraci Gabriel, utiliza a imagem da Vênus de Willendorf. Essa é a mais antiga imagem de figura humana encontrada. Sua datação é de 25 a 30 mil anos. O nome se deve ao local onde foi encontrada em 1908, por Josef Szombathy: um sítio arqueológico, perto de Willendorf, na Áustria.

“Escolhemos tão antiga e significativa imagem como símbolo da nossa contribuição à ciência. Representação do Feminino, do Reprodutivo, do que Multiplica e Cria e é presença em museus do mundo. Vitoriosas, das lutas, indicativo também dos passos, dos espaços e dos largos horizontes que temos a conquistas na ciência” explicam a governadora Wilma de Faria e a presidente da Fapern, Isaura Rosado.
Idealizadora do Prêmio, a professora Isaura Rosado afirma que a presença feminina tem crescido em todas as áreas. Nas ciências, também, essa presença tem tido maior repercussão social. “A nossa intenção é que a participação feminina nas ciências no Rio Grande do Norte, tenha tanta repercussão quanto sua atuação na política. O Prêmio é a contribuição da Fapern para dar mais visibilidade às mulheres que também atuam nessa área”, justifica.

O Prêmio Mulher Cientista, composto por Troféu e diploma, será conferido nas categorias Jovem Pesquisadora e Pesquisadora Sênior para mulheres com menos e mais de 10 anos de atuação na ciência, respectivamente.
A comissão especial de seleção do Prêmio foi composta pelos professores Ana Lúcia Dantas, diretora do Campus/Natal da UERN; Ana Lúcia Sarmento, do IFRN; Maria Bernadete Sousa, pró-reitora de Pesquisa da UFRN; Tereza Neuma de Castro Dantas, aposentada da UFRN e Francisco das Chagas Dantas Lemos, da UFRN, representando a FAPERN.
A solenidade de entrega ocorrerá nessa quinta, 16, a partir das 12h, no Versailles – Tirol.

  Categorias: